“Em alguns países os nossos serviços de TI representam 20% da facturação”

Baseando-se num modelo de cloud computing, a Ricoh está a trazer para Portugal a sua oferta de serviços de TI. A equipa de suporte crescerá à medida do número de clientes, promete em entrevista o director de marketing, Jorge Silva.

Face à evolução para ambientes empresariais menos suportados pelo papel, a Ricoh está a procurar diversificar a sua oferta. Recentemente trouxe para Portugal a sua oferta de serviços de TI – IT services – suportada por um modelo de cloud computing. Sem revelar as expectativas de negócio concretas do fabricante, o director de marketing em Portugal, Jorge Silva, acaba sugerir uma vaga estimativa: noutros  países europeus, a unidade de negócios chega valer perto de um quinto do volume de negócios da empresa.
O fabricante vai usar uma plataforma de suporte remoto unificada em todo o grupo Ricoh na Europa. Neste âmbito, disponibiliza dois níveis de serviço –  standard e premium – com a possibilidade de adicionar opções que melhor se adaptem às necessidades de negócio. O serviço standard oferece um nível completo de serviços para utilizadores finais e servidores ou redes, disponíveis em horário de expediente normal. O modelo premium oferece um nível avançado de serviços e inclui a opção de horário alargado. Os serviços incluem, instalação de hardware e software, serviços de helpdesk, gestão e assistência remotas, suporte no local, níveis de serviço contratados e gestão do ciclo de vida da infra-estrutura informática.
CW – Que peso poderá a nova unidade atingir na vossa facturação?
Jorge Silva – Nesta fase inicial, a nossa expectativa de facturação é algo que colocamos em segundo plano. Por norma não divulgamos valores nacionais de facturação, mas em alguns países da Europa, onde já temos este negócio de IT Services, os valores chegam aos 20% da facturação total.
CW – Que estrutura de suporte terão ao dispor dos clientes cá em Portugal?
JS – A integração dos IT Services na Ricoh Portugal seguiu um detalhado plano de implementação com o objectivo de dotar-nos dos meios necessários para suportar localmente a oferta de IT Services. Destacam-se a criação de uma equipa dedicada à nova unidade de negócio, a definição de novos processos internos, a implementação e disponibilização da infra-estrutura necessária às comunicações com a cloud privada da Ricoh e o plano de formação técnica e comercial associada a esta nova unidade de negócio.
CW – Quantos profissionais de expressão portuguesa estarão ao dispor no serviço remoto?
JS – Numa fase inicial a equipa é pequena pois a plataforma cloud permite uma grande automatização das acções de actualização, e rotinas de base. Nesta fase são três as pessoas no suporte remoto e helpdesk, mas contamos crescer na mesma medida que crescemos em clientes activos.
CW – A infra-estrutura é disponibilizada em modelo de cloud computing?
JS – Sim, a plataforma central de gestão usa o modelo cloud e está centralizada na Ricoh Europa, sendo usada por todas as subsidiárias europeias. A Ricoh construiu um centro de dados europeu para suportar esta e outras estratégias de suporte ao negócio core e futuro.
CW – Como é que a iniciativa serve a estratégia da Ricoh ,em Portugal?
JS – A Ricoh quer ter cada vez mais soluções globais e assistiu nos últimos anos a uma tendência para os documentos e a informação tornarem-se mais digitais, vulgo “paperless”, com a massificação de dispositivos móveis como os tablets e a cloud, que estão a mudar a forma como partilhamos o conhecimento. Por outro lado, os equipamentos e soluções de software da Ricoh já são hoje em dia uma componente das necessidades de tecnologias de informação geridas pelos respectivos directores de informática e gestores financeiros das empresas. Por isso, foi desenhada uma estratégia mundial de integração e diversificação de negócios para podermos ter um portefólio mais abrangente. Os IT Services vêm complementar as já consolidadas ofertas em Office Solutions e Managed Document Services garantindo aos nossos clientes uma oferta integrada de serviços para gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação. Queremos por isso ser um único ponto de contacto do cliente nas áreas onde actuamos.
Três área de actuação
Na integração de sistemas informáticos, a Ricoh irá actuar nestas três grandes áreas:
– Plataformas Físicas: desenho e optimização, gestão de energia eléctrica, sistemas de arrefecimento, cablagem estruturada e infra-estruturas de distribuição;
– Plataformas de Computação: equipamentos cliente, infra-estruturas de servidores, software aplicacional, aplicações cloud, virtualização de servidores e clientes, data backup & restore, archiving, segurança e protecção da informação, continuidade do negócio
– Plataformas de Comunicações: mobilidade, colaboração, segurança perimétrica, infra-estruturas LAN, WLAN e WAN




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