Internet Explorer cresce pelo terceiro mês consecutivo

O Chrome, da Google, também aumentou a sua quota de mercado em Abril, segundo a Net Applications.

Em Abril, o browser Internet Explorer (IE) da Microsoft ganhou quota de mercado pela terceira vez nos primeiros quatro meses do ano, ficando acima dos 50% e permanecendo como o browser mais usado, segundo dados da Net Applications. O Chrome, da Google, também subiu em Abril, encerrando o declínio deste browser nos últimos três meses.
O IE aumentou a sua quota em cerca de três décimas percentuais no mês passado, atingindo 54,1% – a mesma conquistada pelo browser em Setembro de 2011.
Desde o início de Janeiro, o IE aumentou a sua quota de utilização em 2,2%. A reviravolta foi a maior e mais longa desde que o browser começou perder terreno para o Firefox e, mais tarde, para o Chrome.
A Microsoft tem depositado as suas esperanças no IE9, a edição de 2011 que apenas funciona no Windows Vista e no Windows 7. Em Abril, o IE9 respondeu por 35,5% dos browsers em uso no sistema operativo Windows, aumento de um ponto percentual em relação a Março. A quota global do browser em todos os sistemas operativos, no entanto, é muito menor, de apenas 15,9%.
O IE8, último na linha para utilizadores do Windows XP, ganhou oito décimas em Abril, voltando a ter 26,2%, enquanto o IE7, inexplicavelmente, cresceu duas décimos para os 7,1%.
O IE6, que a Microsoft vem tentando liquidar há anos, perdeu três décimas, encerrando Abril com 4,1%.
A ascensão da versão mais recente do IE provavelmente está ligada ao crescimento do Windows 7, já que o SO conquistou 11,4% no último ano, enquanto que o seu “concorrente”, o Windows XP, perdeu 9,14%.
Esse crescimento, porém, também pode ser atribuído às campanhas publicitárias lançadas recentemente: a Beauty of The Web e a Browser You Loved to Hate. Ambas sugeriam aos utilizadores que optassem pelo browser, pois este havia evoluído em relação às versões anteriores.

Outros browsers
O Chrome foi o único browser, além do IE, a registar números positivos para o mês de Abril, com um crescimento de três décimas, atingindo 18,9% de quota de mercado. O Firefox, da Mozilla, e o Safari, da Apple, perderam ambos “share” – quatro décimas e três décimas, respectivamente – terminando Abril com quotas de 20,2% e de 4,8%. O Opera manteve-se estável nos 1,6%.
A recuperação do Chrome foi notável. O browser da Google tinha perdido quota de mercado nos três primeiros meses do ano – um facto que não ocorria desde 2008.
O declínio do Firefox, por outro lado, tem sido constante. Foi assim em oito dos últimos 12 meses. A quota de mercado do Firefox no mês passado foi a menor desde Outubro de 2008.

Números diversos
Os dados da StatCounter mostram resultados diferentes. Ao contrário dos seus rivais norte-americanos da Net Applications, a StatCounter não ajusta os seus números globais perante problemas de medição de uso dos browsers em países como a China, nem descarta páginas pré-renderizadas do Chrome, que alguns afirmam inflaccionar os números deste browser.
Nas métricas da StatCounter, o IE caiu sete décimas para 34,1%, enquanto o Chrome cresceu quatro décimas para os 31,2%. O Firefox caiu para 24,1%, enquanto o Safari registou um leve aumento para 7,1%.
(Computerworld/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado