SAS e IBM lideram mercado de BI

A Ovum diz que a selecção de um fornecedor de tecnologia de BI está mais complicada.

A escolha de um fornecedor de plataforma de Business Intelligence (BI) deve ter em conta que o volume, diversidade e velocidade dos dados obtidos em soluções de BI cresceu exponencialmente no último ano, recomenda a Ovum. De acordo com a consultora, SAS  e IBM lideram o mercado de BI.
Dado tratar-se de um segmento bastante consolidado, os principais fornecedores já oferecem um portefólio de produtos  maduro (depois de anos de aquisições e integrações). E dizem oferecer funcionalidades semelhantes.
Além disso, no ano passado, a maioria dos fabricantes já aborda grandes questões actuais, como Big Data ou mobilidade. Esses factores complicaram ainda mais a selecção de BI.
No entanto, de acordo com a Ovum, o cenário actual está a garantir  processos de avaliação mais abrangentes e detalhados sobre as necessidades dos clientes e as ofertas dos fornecedores. Neste sentido, a empresa analisou num estudo os principais fabricantes de BI, incluindo a IBM, a QlikTech, a Pentaho, a Oracle, a SAP, a Microsoft, a Microstrategy e o SAS Institute.
Cada um dos fornecedores joga com as suas próprias forças e defende uma proposta distintiva, embora muitas das tecnologias sejam comuns e normalizadas. No entanto, existem diferenças na abordagem de cada um para o mercado.
Os grandes fornecedores assumem o BI como parte integrante de projectos de transformação e colocam os projectos de análise no centro de decisões de negócios. Por outro lado, alguns  vão além de uma abordagem baseada na apenas na plataforma de BI:  em vez disso, fornecem ferramentas de BI como soluções para problemas verticais específicos. Há também os fabricantes cuja opção seja manter um enfoque central sobre a facilidade de utilização e a democratização da tecnologia.
A Ovum considera a IBM  e o SAS Institute como líderes deste Mercado. Depois surgem outros fornecedores que a empresa considera  “aspirantes” como a SAP, a Oracle, a Microstrategy, por essa ordem. Numa posição mais recuada, a consultora coloca a Microsoft, a Pentaho e a Qliktech. O ranking resulta de uma análise informação sobre o plano tecnológico ou a satisfação dos clientes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado