Intel desenvolve tablets Windows 8 com mais de 10 fabricantes

Executivo da empresa revela que primeiro smartphone com chip Intel, o K800 da Lenovo, deve ser lançado no final de Maio.

O fabricante de processadores Intel anunciou estar a trabalhar com 10 empresas chinesas, não especificadas, e fornecedores mundiais em tablets com sistema Windows 8 que usarão os chips Intel, informou um executivo da empresa. “Provavelmente, os tablets vão chegar ao mercado no final deste ano”, disse o director Sean Maloney, no Fórum de Programadores da Intel, em Pequim, na China.
Maloney comentou que a Intel está a trabalhar para expandir o seu mercado para smartphones e tablets. O novo processador Atom da empresa, o Z2460 – conhecido como Medfield -, foi concebido para os dispositivos móveis e promete oferecer um maior desempenho de computação e maior duração da bateria.
O Medfield será usado no K800, da chinesa Lenovo, o primeiro smartphone a usar a tecnologia. O produto deve ser lançado no final de Maio próximo, segundo o vice-presidente da empresa, Wayne Chen. A quota de mercado da Lenovo no ano passado ficou abaixo dos 5%, segundo a analista Canalys. O K800 será posicionado como um aparelho “topo de gama”, disse Maloney.
A Intel está também a desenvolver um outro processador para dispositivos móveis, chamado de Clover Trail, concebido para tablets e que também deve estar disponível no mercado este ano.
Embora a Intel seja o maior nome no segmento dos processadores para PC, as ambições da empresa são grandes, especialmente na China. “A nossa estratégia agora é triunfar nos mercados dos smartphones e tablets. Estamos a progredir nisso”, afirmou Maloney.
A fabricante chinesa ZTE também planeia lançar chips no segundo semestre de 2012, informou Maloney.
A Intel está a projectar mais dois processadores para smartphones. O Atom Z2580 vai oferecer um desempenho duas vezes melhor que o Medfield, enquanto o Atom Z2000 será usado em aparelhos mais básicos.
(IDG News Service/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado