Recursos humanos escassos para mainframes

46% dos CIO não tem planos para a escassez de recursos qualificados nesta área das TI.

Os Chief Information Officer (CIO) de 520 empresas consideram que um ambiente fechado de desenvolvimento de mainframe tem impacto na produtividade dos programadores e reduz a eficiência das TI.
46% dos mesmos “admite ainda não ter planos para solucionar a escassez de recursos qualificados nesta área das TI”, segundo um estudo sobre a utilização de mainframe nas empresas, realizado para a Compuware pela Vanson Bourne.
O estudo internacional aponta ainda que “mais de metade (56%) dos inquiridos afirma que os programadores de mainframe estão a ter sérias dificuldades em acompanhar as necessidades de negócio em constante mudança” e que 69% “acredita que a falta de mudança no ambiente de mainframe está a afastar profissionais formados em TI do desenvolvimento em mainframe”.
46% dos CIOs não tem planos para a falta de programadores de mainframe e “os motivos que estão a impedir as empresas de modernizar o ambiente mainframe são, segundo este estudo, os elevados custos de aquisição (60%), a complexidade da integração (54%) e os elevados custos de formação e implementação (45%)”.
“As empresas estão a suportar novas tecnologias como a mobilidade e o cloud computing a passos largos, forçando as equipas de mainframe a lidar com a carga de trabalho adicional de forma rápida e bem sucedida, integrando novas aplicações nas actuais de mainframe,” afirma em comunicado José Matias, Business Office Manager da Compuware Portugal. “Este crescimento combinado com a escassez de recursos qualificados – uma tendência à qual chamamos ‘New Normal of Mainframe’ – coloca as equipas em risco de se tornarem menos eficazes no suporte a aplicações críticas”.
O estudo inquiriu 520 CIOs de instituições corporativas com mais de 1000 colaboradores, com respostas de 100 responsáveis nacionais no Reino Unido, França, Alemanha e EUA, e de 30 em Itália, Benelux, Japão e Austrália.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado