Os consumidores estão cada vez mais a usar as redes sociais para comunicar, de acordo com estudo da Ovum.
Os operadores de redes móveis estão a enfrentar um declínio na receita nos SMS (Short Message Service) quando os seus clientes usam cada vez mais aplicações para serviços de mensagens alternativos, como o Facebook ou o WhatsApp, segundo um novo estudo divulgado esta quarta-feira pela Ovum.
A analista estima que os operadores em todo o mundo tiveram um declínio de 13,9 mil milhões de dólares em receitas no ano passado devido ao uso de serviços de mensagens sociais baseados em IP, o que equivale a cerca de 9% da sua receita total em mensagens. Em 2010, o declínio foi de 8,7 mil milhões, diz a Ovum.
SMS e MMS (Multimedia Messaging Service) são agora os mais importantes fluxos de receita, de serviços não-voz, para as operadoras, refere Neha Dharia, analista da Ovum.
Mas os consumidores, especialmente os chamados utilizadores iniciais de tecnologia (“early technology adopters”), preferem usar o Blackberry Messenger do que enviar um SMS, disse Dharia.
O “messaging”, em geral, “é um fluxo de receita muito importante que está a ser afectado”, revela Dharia. “As pessoas começaram a reduzir o seu uso de SMS”.
Os utilizadores de smartphones têm normalmente planos de dados, o que significa que podem, potencialmente, evitar a cobrança de SMS usando as aplicações para comunicar.
Os operadores têm visto o problema há um longo período de tempo, salienta Dharia. Uma solução é as empresas oferecerem os seus próprios serviços de mensagens, utilizando a Rich Communication Suite. A RCS é um conjunto de especificações para permitir características baseadas em IP como mensagens instantâneas, transferência de ficheiros de mensagens e de vídeo, e outros recursos em dispositivos móveis.
Os esforços pelos operadores para implementar o RCS estão em curso há anos e está a começar a aparecer no mercado, diz ainda Dharia. Os operadores têm de introduzir a tecnologia rapidamente, considera, salientando que os operadores vão olhar também para substituir a perda de receitas SMS com outras fontes de crescimento de receita, tais como serviços de banda larga móvel.