A iniciativa de investigação e avaliação de tendências de mercado da Ericsson salienta a importância cada vez mais forte da conectividade para as pessoas, assim como do modelo de aplicações móveis.
O ConsumerLab da Ericsson revelou as dez principais tendências comportamentais e de valores, face a produtos serviços das TIC. No âmbito da iniciativa foram entrevistadas 100 mil pessoas em mais de 40 países, incluindo 10 grandes cidades.
O director de investigação do C onsumerLab salienta que “os consumidores estão para as aplicações de smartphones como peixe na água. O toque e acesso directo através de ícones escondem a complexidade dos serviços de Internet e as pessoas estão, nos dias de hoje, dispostas a explorar novas áreas da sua vida quotidiana – desde receitas a recibos – que beneficiam da ligação com a Internet”.
As dez principais tendências:
1 – Conectividade é “rainha“: obtendo forma de se ligarem à Internet, os consumidores afirmam que ela é um dos últimos recursos que estariam dispostos a prescindirt se tivessem que reduzir despesas;
2 – Qualquer pessoa pode ser fornecedora de serviços: existe uma enorme procura por novos serviços e a Internet torna possível, tanto para empresas como para consumidores, a criação de novas soluções, tais como aplicações móveis;
3 – Redes e media sociais redefinem a cobertura jornalística dos acontecimentos: impulsionam o consumo de imagens, vídeos e música, e sutentam a forma como os consumidores julgam a relevância das notícias, facilitando o comentário social mais difundido;
4 – Telemóveis têm papel significativo: os consumidores mostram mais interesse em serviços móveis directamente relacionados com locais ou serviços próximos. Enquanto 90% dos utilizadores de smartphones transportam sempre os seus dispositivos, apenas 80% mencionam andar com dinheiro;
5 – A transparência é maior que a privacidade: as pessoas acostumam-se cada vez mais a viver as suas vidas de forma transparente, esperando também que as empresas e outras organizações actuem com transparência;
6 – A cloud computing torna as coisas fáceis de usar: partilhar informações e ter diversos dispositivos ligados entre si torna-se cada vez mais constante para os consumidores, o que resulta na introdução de mais serviços baseados na cloud. A principal linha condutora é a facilidade de utilização;
7 – Mulheres impulsionam a adopção de smartphones: um estudo sobre a utilização de smartphones mostra que os homens são os principais utilizadores de serviços de nicho de mercado em smartphones, como VoIP, vídeo-chamada e maior propensão para download de novas aplicações. Mas um número cada vez mais significativo de mulheres utiliza regularmente os seus smartphones para serviços de elevada utilização, como chamadas de voz, SMS e Facebook. Ao conseguirem integrar activamente a utilização de todos os canais de comunicação num único dispositivo, as mulheres estão a impulsionar o mercado no que toca à adopção de smartphones;
8 – Tornar as compras mais fáceis: 67% dos utilizadores de smartphones estão interessados na possibilidade de executarem pagamentos móveis. Os pagamentos não devem ser vistos isoladamente, devem antes ser colocados num contexto de compras no dia-a-dia , no qual se juntam a obtenção de informações sobre produtos, o registo de pontos de cartões de fidelização, recibos e até mesmo navegação dentro das lojas;
9 – Tudo se liga: no quarto trimestre de 2009 o tráfego de dados transmitidos em mobilidade, ultrapassou o da voz e no primeiro trimestre de 2011, atingiu o dobro. Os consumidores valorizam cada vez mais a ligação à Internet e a possibilidade de interacção directa com tudo ao seu redor, como carros, máquinas de venda automática, portais de compra de bilhetes e muito mais;
10 – Tempos de incerteza: os consumidores lutam pelo controlo de serviços e consumo, devido à instabilidade económica. Há um interesse renovado das pessoas pelo controlo dos serviços utilizados onde se incluem as utilities, como a água e a electricidade.