Muitos utilizadores da plataforma do fabricante estão descontentes com a intenção do mesmo cobrar mais, pelo uso das anunciadas funcionalidades de análise de dados.
A Salesforce.com quer cobrar uma taxa adicional pela utilização das funcionalidades do pacote Analytics Edition, que inclui serviços de análise de dados associado à sua plataforma de CRM. Mas muitos clientes não acham isso justo e consideram que deve fazer parte da subscrição base.
A empresa tenciona lançar os novos serviços na próxima Primavera de 2012, no ano passado, incluindo vários recursos como a disponibilização de relatórios, de repositórios de dados, e filtragens cruzadas. Mas por exemplo, o cliente Jeremy Farber, presidente da PC Recycler, está descontente com os planos do fabricante.
“Eles disponibilizam recursos adicionais pelos quais entendo que se deve pagar mais,” sustenta Farber. Um exemplo disso é o Siteforce, para desenvolver sites. “Mas as funcionalidades a lançar estão no cerne da produção e obtenção de relatórios, e francamente esse aspecto nunca foi muito bom na Salesforce.”
Farber também está irritado porque os recursos desenvolvidos para o Analytics Edition foram sugestões de muitos clientes através do portal IdeaExchange da Salesforce.com. “Saber que tantos utilizadores têm pedido, há muito tempo, esse tipo de funcionalidades, e depois fazer-nos pagar por isso é como sequestrar os nossos dados.”
Um comunicado da empresa parte da ideia de que “o BI tradicional não tem produzido valor” para as empresas. “O conselho analítico da Salesforce.com, é composto por dezenas de clientes, e aconselham-nos sobre funcionalidades e preços com base nas suas necessidades, como uma empresa social”, explica o comunicado.
“O preço para o Analytics Edition reflecte um modelo inteiramente novo para BI, capaz de proporcionar maior ROI para empresas e empregados”, concretiza, o fabricante.