Qualcomm volta-se para mercado de PCs e ultrabooks

Empresa pretende colocar o seu chip Snapdragon S4 em laptops finos e leves que ficarão “sempre ligados e conectados”.

A Qualcomm quer uma fatia do mercado de PCs com os seus novos chips Snapdragon S4, saindo assim do seu tradicional mercado de smartphones e tablets, declarou recentemente Paul Jacobs, CEO da empresa. A fabricante está a conversar com fabricantes de PC [e empresas de software, como a Microsoft] para fazer computadores leves e finos baseados no chip da Qualcomm, afirmou Jacobs durante uma apresentação na CES 2012.
Os Snapdragon são baseados em arquitectura ARM, e os próximos PCs terão o modelo S4, afirmou Jacobs. Grande parte dos computadores actuais possuem chips x86 da Intel e da AMD, todavia, com o suporte para o novo Windows 8, os fabricantes de componentes baseados em ARM estão a mostrar cada vez mais interesse no mercado dos computadores.
Durante anos, os PCs foram dominados pelos chips x86 e o S4 irá proporcionar um novo modelo de usabilidade, garantiu Jacobs. Laptops com o S4 irão incluir diversos recursos originados dos smartphones, como inicialização rápida e acesso instantâneo à nuvem para manter as aplicações actualizadas. “O próximo PC trará a promessa de ‘sempre ligado, sempre conectado’”, sublinhou o CEO.
A Intel já possui este modelo de computador com os seus ultrabooks, que são baseados nos chips x86 de última geração. A empresa está a apostar nestes dispositivos numa tentativa de reviver o mercado de PCs, que tem sido minado pelos tablets – os quais, na sua maioria, utilizam os ARM. Empresas como a Acer, HP e Lenovo anunciaram ultrabooks com x86 nesta CES.

Banda larga incluída
Os chips da Qualcomm para PCs estão a ser desenvolvidos do zero visando a utilização em “standby”, comentou Jacobs. O Snapdragon S4 deve chegar aos dispositivos ainda este ano e irá incluir processadores de um, dois ou quatro núcleos, com velocidades entre os 1,5 GHz e os 2,5 GHz. Os componentes foram construídos para funcionar com o Windows 8, que deve ser lançado a partir do segundo semestre de 2012.
Os laptops podem incluir banda larga 4G LTE para conectividade. Jacobs fez uma rápida demonstração de um protótipo de tablet com Windows 8 usando um processador S4 e utilizando uma ligação 4G. O dispositivo deverá integrar um modem com ligações 3G/4G – o Gobi, chip de comunicação da Qualcomm, que já está a ser utilizado em muitos laptops para proporcionar conexões em banda larga.
O Snapdragon está presente em mais de 300 dispositivos e em mais de 350 aparelhos que estão a ser desenvolvidos, sendo que mais de 70 devem receber os chips S4, contabilizou o CEO da empresa. Todos os smartphones com Windows Phone 7 utilizam este processador da Qualcomm, assim como muitos tablets que usam Android.
(IDG News Service/IDG Now!)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado