Media social e tablets com enorme impacto nas empresas este ano

Modelos de negócios serão desafiados, diz a analista Gartner.

A Gartner publicou as suas principais previsões para os departamentos de TI que vão afectar o controlo, orçamentos e custos.
As previsões significam que “os modelos de negócios da indústria vão ser desafiados até 2015 enquanto os clientes continuam a adoptar um estilo de vida digital sempre ligados”, diz a analista da Gartner, Kimberly Harris-Ferrante.
“A cloud computing e os media sociais vão continuar a fornecer às indústrias novos caminhos para a efetiva comunicação e envolvimento com o cliente, facilitando o aumento de receitas e uma interacção sustentável”, considera Harris-Ferrante.
Tecnologias, como tablets e os avanços na mobilidade vão ter um “impacto disruptivo em muitas indústrias, exigindo mudanças nos actuais processos e impulsionando a transformação do negócio”.
As principais previsões incluem:
– Até 2013, a penetração do iPad entre a força de vendas das farmacêuticas atingirá 85%;
– Até ao final de 2014, pelo menos um fornecedor de redes sociais vai tornar-se num canal de vendas de seguros;
– Durante 2015, 80% das implementações multicanal vai falhar porque os retalhistas vão manter estratégias centradas nos canais e produtos;
– Até 2015, as TIs ineficazes correm o risco de falhas graves em mais de 50% das organizações;
– Em 2015, 30% dos projectos de “smart grid” vão alavancar serviços cloud para gerir a enorme quantidade de dados (“Big Data”) de tecnologias convergentes;
– Em 2015, uma nova Web social externa e serviços baseados na nuvem vão gerar 25% de produtos e serviços bancários dirigidos ao consumidor.
Segundo Harris-Ferrante, “o mercado, a economia, os ambientes demográficos e tecnológicos que as indústrias vão ter de enfrentar em 2012 vão exigir que sejam ágeis nas suas operações e práticas empresariais Ser ágil e adoptar novas práticas de negócio será imperativo para a sobrevivência, em 2012”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado