Após venda por 934 milhões de dólares, a Sony, a enfrentar enormes prejuízos nos seus negócios de TV, disse que vai adquirir os painéis da empresa S-LCD.
A Sony revelou esta segunda-feira que vai vender a sua participação na empresa conjunta de fabrico de painéis LCD (“liquid crystal display”) que detinha em conjunto com a Samsung Electronics, por um valor de 934 milhões de dólares.
As duas empresas assinaram um contrato pelo qual a Samsung irá transformar a empresa, S-LCD, numa subsidiária integral que irá fornecer painéis para os televisores da Sony. A fabricante sul-coreana de LCD foi criada em Abril de 2004, com a Sony a assegurar uma participação de 50%.
A decisão surge quando a Sony enfrenta perdas profundas nos televisores e há dúvidas em saber se pode reviver o que foi o seu negócio principal. A empresa japonesa disse em Novembro que esperava perder mais de 1000 milhões de dólares no actual ano fiscal, até Abril, embora esteja actualmente a recalcular a sua estimativa em função desta venda.
“Este acordo vai permitir à Sony adquirir painéis LCD da Samsung Electronics, de forma estável com base em preços de mercado, sem a responsabilidade ou os custos que advêm com a operação de uma fábrica”, disse a Sony num comunicado de imprensa.
Como os seus pares domésticos, a Sony luta há muito para tornar o negócio de televisores rentável contra as rivais estrangeiras, como a Samsung e a Vizio nos EUA, mas os executivos disseram repetidas vezes que não tencionam abandonar o produto. O último plano da empresa exige um foco na rentabilidade sobre o número de unidades vendidas, e mudança para a aquisição de painéis a fabricantes externos.
A empresa japonesa disse que está focada numa “estratégia de quatro-ecrãs”, que visa oferecer conteúdo e interligações a smartphones, laptops, tablets e televisores. Em Outubro, anunciou que ia adquirir a participação de 50% da Ericsson na sua empresa conjunta de telemóveis Sony Ericsson, permitindo-lhe integrar melhor os smartphones na sua linha de produtos.