Esri Portugal integra dados.gov

Portal de Dados Abertos integra mapa com a relação entre receitas e despesas ou o valor dos ajustes directos nas autarquias.

A Esri Portugal criou mapas e aplicações para a iniciativa de dados abertos do governo português, que permitem visualizar informações “como os ajustes directos efectuados por cada município, o número de atendimentos nas Lojas do Cidadão, bem como a relação entre receitas e despesas de cada autarquia do país”, refere a empresa em comunicado.
A informação está agregada no portal dados.gov, usando tecnologia da empresa, “que permite a criação de conjuntos de dados e mashups de informação e possibilitam comparações e análises espaciais, contribuindo, assim, para uma maior e melhor informação dos cidadãos”, refere Rodrigo Silva, coordenador de Projectos Especiais da Unidade de Negócios da Administração Pública Central da Esri Portugal e responsável pelo projecto.
A criação do dados.gov, da responsabilidade da Agência de Modernização Administrativa (AMA), está “inscrita na Agenda Digital 2015, tem como objectivo a disponibilização de um leque de informação muito alargada à sociedade civil num único portal. Esta iniciativa surge no âmbito do Governo Aberto, considerado ‘um dos pilares da modernização administrativa nos dias que correm’, em que ‘a criação das ferramentas, como o dados.gov, que possibilitem a transparência, a abertura e simplificação dos processos é um avanço fundamental para que esse caminho – o da reutilização da informação – se percorra”, refere a empresa, citando a AMA.
Nesse sentido, o responsável da Esri “exorta os cidadãos, e nomeadamente os utilizadores Esri, a ‘usufruírem da informação disponibilizada no dados.gov e a desenvolverem os seus próprios mapas e aplicações’”.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado