SAP compra SuccessFactors por 2,5 mil milhões de euros

Com a aquisição, a empresa alemã quer reforçar a sua estratégia para cloud computing. A SAP espera que a transacção seja finalizada no primeiro trimestre de 2012.

A SAP inicou o processo de compra da SuccessFactors, fornecedora de ferramentas de gestão capital humano em cloud computing. O valor total da transacção será de 3,4 mil milhões de dólares em dinheiro, perto de 2,5 mil milhões de euros. As acções da segunda empresa deverão ser compradas a 40 dólares por título, representando um prémio de 52% sobre o preço registado no encerramento das bolsas a 2 de Dezembro.

A operação estratégica do fabricante alemão servirá  para acelerar a colocação de aplicações em cloud computing e para dar maior  impulso à cloud computing em geral. O acordo, ainda sujeito a aprovações de autoridades de mercado, deverá ser concluído durante o primeiro trimestre de 2012, segundo previsões do fabricante.

Lars Dalgaard, fundador e CEO da SuccessFactors, irá juntar-se SAP para conduzir o negócio no mercado de cloud computing. Ao mesmo tempo, continuará a liderar a  sua empresa, com 1450 funcionários em regime independente. “A SAP partilha da nossa visão para cloud computing,  e sobre a dimensão e o impacto da oportunidade”, disse Dalgaard.
Bill McDermott, co-CEO da SAP, considera que “a cloud computing é um núcleo de crescimento para a SAP, e a combinação da equipa de gestão da SuccessFactors com a  tecnologia da SAP criará uma plataforma poderosa de cloud computing. A aquisição ajudar-nos-á  a abordar uma das principais prioridades para os CEO em todo o mundo: gerir pessoas e talentos”.

Oferta de abrangente

Com a aquisição, a SAP posiciona-se como um dos interveniente mais relevantes no mundo das ferramentas alojadas em cloud computing. Além disso, a combinação das duas empresas pode explorar um potencial proporcionado por oferta qu inclui soluções em cloud computing externa e para implantação interna. Vários observadores consideram os produtos SuccessFactors “altamente complementares” para as soluções SAP HCM e Business ByDesign.

A SuccessFactors gere o maior número de utilizadores de cloud computing paga, contando com subscrições para 15 milhões postos de trabalho. Tem mais de 3.500 clientes em 168 países, e registou um crescimento de 77% no terceiro trimestre de 2011, 59% após os primeiros nove meses do ano.

Analistas manifestam cautela

O analista da Forrester, Paul Hamerman, destacou não só o prémio pago pela SAP, mas também que o preço de compra foi de cerca de dez vezes a receita anual da SuccessFactors. “A estratégia da SAP para cloud computing tem sofrido de problemas de atraso na colocação de produtos no mercado. O seu software de gestão de recursos humanos para instalação interna tem estado em desvantagem competitiva com o melhor das soluções no mercado”.

O Martens China, também analista da Forrester, considera que “será interessante ver como as soluções SAP SuccessFactors vão absorver os produtos existentes na oferta, especialmente no que diz respeito aos seus clientes corporativos.” O CEO e analista  da Constellation Research, Ray Wang, acredita que a aquisição da SAP SuccessFactors foi concebida para competir diretamente com Workday.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado