Supercomputador mais eficiente da Europa está em Barcelona

Segundo a Green 500, o MinoTauro do Barcelona Supercomputing Center é o supercomputador mais eficiente energeticamente da Europa e ocupa a 114ª posição entre os mais potentes do mundo.

O supercomputador que o Barcelona Supercomputing Center (BSC) colocou a funcionar no passado mês de Setembro, denominado de MinoTauro, é o mais eficiente energeticamente da Europa, segundo a lista Green 500 de Novembro, uma classificação internacional que valoriza a relação entre a capacidade de cálculo de um supercomputador e a sua eficiência energética. Por outro lado, esta máquina ocupa a 114ª posição na lista Top500, que classifica os supercomputadores mais potentes do mundo e foi divulgada há uns dias.
MinoTauro é a sétima máquina mais eficiente do mundo e a primeira da Europa. O sistema usa uma arquitectura baseada num sistema de núcleos Bullx equipados com processadores Intel e GPUs da Nvidia, com o que consegue uma eficiência de 1266 Mflops/W.
Na oitava posição, está um outro supercomputador europeu, no francês Très Grand Centre de Calcul (TGCC), do Grand Equipement National de Calcul Intensif (CENCI).
Nesta lista, a IBM coloca quatro supercomputadores nas primeiras cinco posições.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado