União Africana procura candidatos a gestão de TLD .africa

A organização vai propor a constituição do domínio de Internet .africa e precisa de entidades interessadas em explorar a sua gestão.

A União Africana (UA) está a solicitar propostas de candidatos à  gestão do domínio de topo (TLD) .africa. A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), que supervisiona a atribuição de nomes de domínio e endereços na Internet, vai abrir um período de inscrições para novos TLD genéricos (gTLDs) entre 12 de Janeiro e 12 de Abril de 2012. A União Africana pretende aproveitar este período para apresentar a sua proposta de constituição do .africa.
A ICANN deverá alocar os novos gTLDs em 2013. Estes não englobam os TLD específicos para os países. “A solicitação tem por objectivo seleccionar a melhor entidade com base na proposta de gestão e plano de negócios, incluindo a geração de receitas, o re-investimento no continente africano, e os mecanismos de sustentabilidade para  colaborar com a União Africana tendo em vista apresentar uma proposta técnica e economicamente sólida, capaz de atender aos requisitos do Applicant Guidebook,  para a próxima ronda de atribuições de gTLDs, da ICANN”, explica a organização na sua solicitação. O prazo estabelecido pela UA termina a 8 de Dezembro, de 2011.

A UA tomou a decisão de aprovar o gTLD .africa no âmbito da  Declaração Oliver Tambo aprovada numa conferência extraordinária, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, entre 2 e 5 de Novembro de 2009. Os ministros da União Africana responsáveis pelas tecnologias de comunicação reconheceram nessa altura a necessidade de “estabelecer o .africa como TLD para ser usado por organizações, empresas e indivíduos com a supervisão das autoridades de Internet africanas”.

O .africa assumirá a forma de .África,. Afrique,. Afrikia e a sua representação noutras línguas. Existem  apenas dois gTLDs geográficos: . cat para a língua e cultura catalãs, e. asia para o continente asiático. O .eu é normalmente associado ao continente europeu, mas é considerado como um TLD de país.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado