iPhone 4S já está à venda em Portugal

Três operadoras anunciaram disponibilização do novo smartphone da Apple.

O iPhone 4S está à venda em Portugal desde a passada sexta-feira nas três operadoras Optimus, TMN e Vodafone.
Entre as novidades mais salientadas, está o Siri, um programa que responde a ordens vocais e executa esses comandos. No entanto, o Siri só é realmente inovador para quem não conhece o Windows Phone, dado que este sistema operativo tem, desde a sua primeira versão, algo semelhante.
Anunciado no início de Outubro, quando se esperava um iPhone 5, o 4S tem um processador dual-core A5, uma câmara de 8 MP (com gravação de vídeo a 1080p HD), e o novo sistema operativo iOS 5. É a este nível que se notam as diferenças, com uma maior rapidez, já que em termos de hardware não há grandes inovações relativamente ao seu antecessor.
Interessante é a disponibilização da iCloud, um sistema de armazenamento virtual até 5 GB gratuitos, que permite o acesso aos ficheiros a partir do iPhone mas também dos computadores, por exemplo. À semelhança de um outro serviço como o Dropbox, a vantagem é o fácil registo, sincronização e acesso aos mesmos.
No equipamento testado, cedido pela Vodafone, a integração com o iCloud é muito fácil, mesmo para utilizadores com poucos conhecimentos do que são serviços de cloud computing.
A bateria, apesar da rápida actualização para a versão 5.0.1, perante as queixas dos utilizadores, continua a ser um problema e, se usar a ligação WiFi (útil para downloads e acessos online), o dispêndio energético é considerável. No entanto, essa actualização é recomendável porque também resolve alguns problemas de segurança.
Aliás, uma das “200 novas” funcionalidades que a Apple não detalhou é a possibilidade de actualizar o iPhone sem ter de o ligar ao iTunes.
Nas três operadoras nacionais, o 4S está disponível a partir de 50 ou de 160 euros, com fidelização para as versões de 16 GB ou 32 GB. Sem a mesma, os valores sobem para 600 e 700 euros, respectivamente. Até ao final do mês, a Vodafone deve lançar o modelo de 64 GB, que a TMN já antecipou ir custar 270 euros (com fidelização) ou 850 euros sem a mesma.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado