Uma actualização de Border Gateway Protocol mal desenvolvida levou routers a limparem memória central e a entrarem em processo de re-iniciação.
Os routers da Juniper estão a ser responsabilizados por uma quebra de serviços de acesso à Internet que afectou os prestadores de serviços e sites por todo o mundo na segunda-feira de manhã.
A blogosfera registou vários relatos de um problema que afectava a memória central de routers da Juniper. A avaria atingiu máquinas que executam o Junos 10.2 e 10.3, sendo causada por uma falha na actualização de Border Gateway Protocol (BGP), segundo tweets oriundos de empresas afectadas.
A Juniper reconheceu a ocorrência da anomalia de BGP e emitiu uma correção de software. O fabricante não respondeu a mais questões e acredita-se que todos os clientes afectados recompuseram os seus sites e serviços. A anomalia fez os routers BGP limparem a memória principal, reiniciarem e refazerem as suas tabelas de encaminhamento BGP, disseram várias fontes.
“Pouco depois das nove da manhã, a rede da Level 3 teve várias interrupções na América do Norte e na Europa relativas a alguns dos encaminhadores na nossa rede”, disse a empresa.
Já a Quantcast classificou o momento como “o dia em que a Internet morreu (para alguns)”.