Escassez de discos rígidos provoca aumento de preços de PC

Um quarto da produção mundial de discos rígidos acontece na Tailândia, e as inundações ocorridas nos últimos dias têm causado quebras no fabrico.

As recentes inundações na Tailândia serão uma das razões pelas quais os grandes fabricantes de computadores enfrentam hoje problemas para responder a toda a procura  do mercado actual. A produção de discos rígidos, destaca o diário britânico Financial Times, está a ser afectada levando a problemas de fornecimento do componente, e assim ao aumento dos preços de computadores nos últimos dias.

O disco rígido é um componente chave na produção de equipamentos e, como tal, terá levado a um aumento dos preços que podem chegar a 20% do habitual. O jornal lembrou que cerca de um quarto da produção mundial de discos rígidos ocorre na Tailândia.

Assim, a iSuppli estima limitações no fornecimento pelo menos até 2012. Fabricantes como a Western Digital foram forçados a fechar as suas fábricas, não havendo produção diária de novas unidades. Além disso, um grande número de pequenos fornecedores de componentes de discos, localizados perto dos grandes parques industriais, também foram afectados.

Acer, o quarto maior produtor de computadores em volume, já anunciou que as vendas de PC no quarto trimestre podem cair 10,5% face ao trimestre anterior, devido ao problema das inundações. Outros fabricantes como a Samsung, Lenovo e Asus também alertaram para a possibilidade de a indústria de PC em geral ser afectada pela escassez de fornecimento de componentes.

A cadeia de abastecimento global tem um inventário para cerca de dois meses, por isso tudo vai depender da velocidade com a qual a produção poderá ser retomada nas áreas afectadas. Se os principais fornecedores forem capazes de recuperar as fábricas ou transferir a produção para outros locais antes do final do ano, o impacto no mercado e nas vendas de PC será mais moderado, estimam alguns analistas.

Desde o início das inundações, o maior impacto verificou-se na produção de discos rígidos de computador, com um aumento na ordem dos 20%. No entanto, outros sectores e empresas também foram afectadas, como a Toyota, a Honda e a Nikon, as quais anunciaram interrupções nas suas operações. A Sony também foi forçada a adiar o lançamento de alguns dos seus novos modelos de câmaras digitais, devido a danos em algumas das suas instalações de produção.



  1. Realmente já s nota aumento dos preços, estive a uma hora atrás na loja worten um disco rígido externo wd element 1tb por 89e, algo impensável esse preço custaria 2tb.

  2. Este aumento de Preços nada tem haver com as Inundações na Tailandia, mas sim com o aumento dos lucros por parte de grandes companhias de Informática americanas e de capitais asiáticos para aumentar lucros para dar dinheiro aos acçionistas que se encontram em grandes dificuldades de capital e de liquidez, há informações de que os stocks de discos rigidos estão parados em portos asiáticos, restrigindo o máximo de entregas para aumentar a expeculação e noutros paises Brasil,Taiwan, etc se aglomeram em armazens comprados para reter essas produções .
    Assim vive este mundo aconselho a ninguem comprar que depois a bomba arebentam e os preços vão descer bastante para eles salvarem o Prejuizo passem a informação.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado