Departamentos de TI falham suporte à adopção de BI

Por falta de capacidade de resposta, as equipas de TI não estão a conseguir dar suporte à necessidades de extracção e análise de dados dos diferentes tipos de empregados nas organizações.

“O apoio do departamento de TI não tem acompanhado as necessidades das empresas em lidar com o crescimento do crescente volume de informação”, disse hoje o director de investigação e consultoria da IDC Portugal, Gabriel Coimbra. De acordo com o executivo, ao mesmo tempo, os utilizadores deparam-se, no geral, com aplicações de BI cuja complexidade cresce de forma exponencial. Por isso, uma das suas preferências quando as organizações avaliam uma plataforma de BI é a facilidade de implantação, de utilização e de aquisição.

Falando num evento da Qliktech – fabricante de tecnologia de BI – o analista afirmou que face à explosão de dados e informação e à crise “é cada mais importante conseguir dar significado aos dados”. As aplicações de BI “vêm aumentar a capacidade de a empresa absorver informação”. Contudo, apenas 10% da informação nas empresas é usada de forma organizada, segundo a IDC.

Na visão do director, as ferramentas de BI podem ter aplicação mais  táctica  ou mais estratégica. Associadas a processos de decisão mais numerosos, mas menos importantes, podem servir para automatizar os mesmos. Numa perspectiva mais estratégica, as aplicações de BI servem decisões integradas em projectos – envolvendo menor grau de automatização e eventos mais pontuais.

Segundo Gabriel Coimbra, as soluções de BI estão cada vez mais verticalizadas, ou especializadas por indústria. E envolvem cada vez mais, processos de transformação com implantação de maior colaboração, maior captação e partilha de informação, análise de conteúdos e maior  integração de BI em processos de negócio.



  1. “Por falta de capacidade de resposta, as equipas de TI não estão a conseguir dar suporte à necessidades de extracção e análise de dados dos diferentes tipos de empregados nas organizações”

    Isso pode acontecer com fracas equipas de BI. Ou isso ou por nem os utilizadores saberem o que querem… É sempre mais fácil culpar as equipas de TI… É sempre mais fácil culpar os outros…. comecem por saber o que querem e saber com quem trabalham… Pois não vamos culpar as ferramentas se não souberem trabalhar com elas…

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