Red Hat compra fornecedor Gluster

O fabricante espera que a aquisição do prestador de serviços de armazenamento na cloud lhe permita aceder a novas formas de satisfazer as necessidades dos clientes.

A Red Hat comprou a  Gluster procurando obter tecnologias capazes de satisfazer de novas formas as necessidades de armazenamento: especificamente as originadas pela combinação da emergência da cloud computing e o contínuo crescimento dos dados não estruturados.

Os sistemas de armazenamento produzidos pela Gluster  são exclusivamente baseados em software. Permitem às empresas combinar grandes quantidades de armazenamento básico y recursos informáticos num repositório de armazenamento globalmente acessível e gerido de forma centralizada. O software da Gluster suporta além disso migrar dados  armazenados para clouds privadas, públicas ou híbridas.

O sistema de ficheiros distribuídos GlusterFS, de código aberto, é o núcleo dos produtos da companhia. Pode ganhar escala até alcançar vários petabytes de dados e agrupar blocos de armazenamento sobre ligações Infiniband RDMA (Remote Direct Memory Access) ou TCP/IP.

Os planos da Red Hat passam por incorporar os produtos da Gluster –fundada en 2005 e cujos clientes incluem o Deutsche Bank, a Samsung, a Autodesk, a  BAE Systems e a Barnes & Nobble – na sua própria oferta durante os próximos meses. Tenciona também disponibilizá-los seguindo um modelo de subscrição.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado