Profissionais de TI consideram media sociais no trabalho bons mas arriscados

Os profissionais da segurança de redes consideram que o uso de media sociais no trabalho é bom para os negócios, mas também cria riscos para os quais eles não têm ferramentas.

O uso de media sociais no trabalho é bom para os negócios, mas também cria riscos para os quais os profissionais de segurança de redes não têm ferramentas adequadas, revela um estudo do Ponemon Institute.
As empresas estão a aumentar a largura de banda da Internet para acomodar os media sociais, embora os entrevistados assegurem que o uso é mais frequente para actividades não-empresariais, de acordo com o “Global Survey on Media Risks“, patrocinado pela Websense.
O estudo teve respostas de 4.640 profissionais de segurança de TI nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Austrália, Singapura, Hong Kong, Índia, Brasil e México, com uma média de 10 anos de experiência. 54% ocupam cargos supervisores ou superior, e 42% são contratados de grandes organizações com mais de 5.000 funcionários.
A maioria dos entrevistados (63%) diz que o uso de media social coloca em risco a organização, mas apenas 29% considera ter controlos de segurança para mitigar ou reduzir esse risco, diz o estudo.
Cerca de metade (52%) diz que as suas organizações sofreram um aumento de vírus e ataques de malware, em resultado do uso pelos funcionários dos media sociais.
A maioria dos funcionários liga-se mais a estes sites por razões pessoais do que por razões de negócio, com 59% a usá-los 30 minutos por dia ou menos por razões de negócios, e 60% os usem por razões pessoais 30 minutos ou mais por dia.
A maioria das organizações (85%) permite as redes sociais com amigos dentro da empresa, 55% permite-as com amigos do exterior e 54% concordam no uso dos media sociais para e-mail e mensagens de texto.
A maior desvantagem dos media sociais no trabalho é a diminuição na produtividade, com 89% a dizer que isso já ocorreu ou será esse o resultado. Uma largura de banda reduzida foi citada por 77% e 54% dizem que a perda de informações confidenciais ou a violação da política de confidencialidade foi ou será um resultado disso.
As cinco principais ferramentas consideradas essenciais ou muito importantes para reduzir os riscos causados pelo uso de media sociais no trabalho são os anti-vírus e anti-malware, segurança “endpoint”; gateways Web seguras; identidade e gestão de acessos e gestão de dispositivos móveis.




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