A empresa de fornecimento de energia eléctrica adoptou a plataforma electrónica de contratação BizGov, a qual está em utilização desde o segundo semestre de 2010.
Cerca de um ano depois de ter sido implantada, a plataforma de contratação electrónica da Energias de Portugal (EDP) atingiu 33 procedimentos por negociação. A empresa adjudicou a instalação à Saphety, em 2009, tendo optado assim pela solução BizGov.Esta entrou em produção após um ano de processos implantação, e número de procedimentos realizados é hoje considerado “assinalável”, segundo comunicado do fornecedor.
O operador do mercado energético em Portugal procurou dessa forma estar em conformidade com as exigências legais do novo CCP (Código Contratos Públicos). Além disso a implantação enquadra-se na estratégia de automatização de processos de compras recentemente adoptada pela EDP.
De acordo com a Saphety, as principais vantagens a serem consideradas foram os mecanismos e as características dos “procedimentos por negociação”. “Este é um procedimento que prevê várias rondas de negociação com os concorrentes seleccionados e é composto por quatro fases muito objectivas: uma primeira de apresentação de candidaturas e qualificação dos candidatos; segue-se a apresentação da primeira versão das propostas e análise das mesmas pelo júri; depois haverá lugar a uma ou várias rondas de negociação com os concorrentes; e, por fim, análise das versões finais das propostas e consequente adjudicação,” explica o comunicado da Saphety.
O CEO do fornecedor, Rui Fontoura, realçou as vantagens da plataforma escolhida e destacou também a importância da forma como correu o projecto: “são parcerias deste tipo que ajudam a sedimentar a nossa credibilidade no mercado e contribuem para divulgar a evidente competência que abunda nesta casa”.