Projecto de Foz Tua utiliza plataforma de colaboração online

Uma solução online da Aconex será usada para gerir a informação e a comunicação entre as organizações envolvidas. Os intervenientes na obra esperam melhorar o cumprimento dos prazos e reduzir a ocorrência de erros de projecto.

O projecto Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua será desenvolvido assente numa plataforma de colaboração online, nomeadamente a solução proposta pela Aconex.

A Energias de Portugal (EDP) adjudicou a construção da infra-estrutura do projecto Foz Tua  à Mota-Engil / Somague / MSF, ACE. A empreitada envolve uma vasta equipa de projecto, entre a qual se espera uma troca de centenas de milhares de documentos e elementos de correspondência. Com o recurso ao sistema da Aconex – fornecedora de soluções de colaboração online para as indústrias de construção e engenharia – procura-se que todos os participantes do projecto sejam capazes de aceder, distribuir, controlar e arquivar a informação online, de forma segura e central.

A solução web da Aconex será usada para gerir a informação e a comunicação entre as organizações envolvidas, de acordo com um comunicado. “A partir desta ferramenta, concebida para ser utilizada em projectos como o de Foz Tua, é possível melhorar o cumprimento dos prazos do projecto e reduzir a ocorrência de erros no projecto, entre outras situações. Trata-se de uma plataforma online que permite criar um portal específico para cada tipo de projecto”, explica David Correia, director de vendas da Aconex, em Portugal.

O projecto de Foz Tua, a ser construído pela Mota-Engil / Somague / MSF, ACE, localizado no Rio Tua, envolve a construção de duas unidades de produção de energia reversíveis. Resultará numa infra-estrutura capaz de uma potência total de 259 MW e uma produção NET anual de 275 GWh.

Hortas Pita, director-geral da ACE, refere que: “O concurso da EDP incluía o fornecimento de um sistema de gestão de informação. Depois de avaliar diversos sistemas, seleccionamos a Aconex devido ao modelo de suporte da empresa e sua experiência em projectos similares”.

A partir dos seus 38 escritórios, a Aconex serve projectos no valor de 260.000 milhões de dólares em 70 países. Em Portugal, a empresa foi recentemente seleccionada para prestar os seus serviços em vários projectos em áreas de actividade como infra-estruturas, saúde, energia, industrial e imobiliário.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado