Objectivos de vendas e de promoções monitorizados para aumentar margens e reduzir o desperdício.
A YO! Sushi está a usar o software de análise de negócios da IBM para ajudar a melhorar as vendas e agilizar as operações nos seus restaurantes.
A cadeia levou o conceito japonês de sushi bar “kaiten” – que fornece comida aos clientes numa correia transportadora – para o Reino Unido em 1997 mas tem agora 68 filiais no Reino Unido, Irlanda, Portugal [na zona de Sintra] e Médio Oriente.
Ao utilizar o software de “business analytics” da IBM, a YO! Sushi consegue monitorizar de forma mais eficaz as metas de vendas, de receitas e de promoções ao cliente nas suas lojas no Reino Unido.
Por exemplo, ao identificar os pratos de sushi mais vendidos, os gerentes dos restaurantes podem fazer encomendas mais precisas, o que evita desperdício de comida. O YO! Sushi diz que também consegue analisar as tendências de vendas para os diversos tipos de alimentos para assim aumentar as linhas mais populares e rentáveis.
O software também está a ser usado para melhorar o atendimento ao cliente em horas de ponta, garantindo que o número correcto de funcionários está a trabalhar o número certo de horas nos restaurantes.
“O sistema da IBM é capaz de descodificar dados complexos numa forma que pode ajudar a prever tendências de vendas que têm um impacto real sobre a operação do YO! Sushi”, refere Billy Waters, gestor de TI na empresa.
“Projecções mais precisas nas vendas permitem oferecer maior visibilidade das vendas nas lojas. Isso permite-nos acompanhar os hábitos dos clientes e planear os nossos preços e promoções de produtos ao longo do ano, tendo em conta os períodos mais sossegados e os horários de pico”, disse Waters.
O sistema de “business analytics” da YO! é baseado no software de “business intelligence” Cognos da IBM, com manutenção do parceiro Change ++.