Compras de SaaS fora dos departamentos de TI

As compras de software feitas por departamentos que não das TI costumavam ser denominadas de “TI sombra”. Mas, quando se trata do actual modelo de software-as-a-service (SaaS), essas decisões de compra estão agora generalizadas.

“Grande parte das compras de SaaS ocorre em grupos fora do modelo tradicional de aquisições de TI”, de acordo com um relatório da Forrester Research divulgado no mês passado.
Num inquérito a 1.007 compradores de serviços de TI norte-americanos e europeus, 56% dos entrevistados disseram que grupos empresariais são o “principal motor” por detrás das compras de SaaS para processos de negócio, como quando os responsáveis pelas vendas compram software hospedado da Salesforce.com. E 49% dos entrevistados disseram que os gestores de negócio estão por trás de compras específicas da indústria em SaaS, como os sistemas de processamento de sinistros ou de gestão hospitalar.
Idealmente, os departamentos de TI estariam a ajudar os gestores de negócio com essas compras, para reduzir os riscos a longo prazo e controlar o custo total de propriedade, nota o relatório.
Globalmente, o relatório da analista Liz Herbert considera o modelo SaaS em alta, afirmando que o modelo já está generalizado (“mainstream”) e está a crescer à medida que as organizações colhem os benefícios de reduzir os custos e acelerar a entrega de aplicações.
No entanto, um anterior relatório da Forrester notava que o modelo SaaS é limitada a cerca de um quarto do mercado de software global.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado