Windows prepara-se para o toque “humano”(com vídeo)

Na versão Windows 8, o sistema operativo ganha capacidades melhoradas para interagir por toques e para isso a sua interface foi completamente re-estruturada, para funcionar através de mosaicos.

Na Computex, em Taipei, a Microsoft revelou já uma versão preliminar do Windows 8, com uma interface bem diferente dos seus sistemas operativos anteriores.  Terá  sido, segundo a  empresa, projectada para servir a utilização de portáteis, desktops, e equipar melhor os tablets. Neste sentido, o seu funcionamento baseia-se em  “Tiles”, mosaicos coloridos contendo informações e que  servem de atalho para as aplicações.

As semelhanças com o Windows Phone 7 são evidentes. E as referidas características denunciam um dos principais objectivos da Microsoft com o Windows 8: oferecer um  sistema operativo optimizado para a interacção por toque.

Na mesma linha, o sistema traz uma versão do  Internet Explorer 10 afinada para o mesmo fim. Mais uma vez é semelhante ao Internet Explorer do Windows Phone 7. Para facilitar o uso do sistema em tablets a Microsoft também incluiu um teclado virtual completo, com um modo no qual  as teclas estão concentradas nas laterais do ecrã para facilitar a digitação com os dedos grandes.

O sistema  vai assegurar a compatibilidade das aplicações Windows já existentes, mas aquelas desenvolvidas especialmente para o Windows 8 vão usar linguagem HTML5, utilizando os recursos nativos de JavaScript e HTML.

O Windows 8 tem lançamento agendado para 2012.

Windows prepara-se para o toque humano

Na versão Windows 8, o sistema operativo ganha capacidades melhoradas para interagir por toques e para isso a sua interface foi completamente re-estruturada, para funcionar através de mosaicos.

Na conferência D: All Things Digital, a Microsoft revelou já uma versão preliminar do Windows 8, com uma interface bem diferente dos seus sistemas operativos anteriores. Terá sido, segundo a empresa, projectada para servir a utilização de portáteis, desktops, e equipara melhor os tablets. Neste sentido, o fabricante incluiu uma nova interface com funcionamento baseado em “Tiles”, mosaicos coloridos contendo informações e que servem de atalho para as aplicações.

As semelhanças com o no Windows Phone 7 são evidentes. E as referidas características denunciam um dos principais objectivos da Microsoft com o Windows 8: oferecer um sistema operativo optimizado para a interacção por toque.

Na mesma linha, o sistema traz uma versão do Internet Explorer 10 afinada para o mesmo fim. Mais uma vez é semelhante ao Internet Explorer do Windows Phone 7. Para facilitar o uso do sistema em tablets a Microsoft também incluiu um teclado virtual completo, com um modo no qual as teclas estão concentradas nas laterais do ecrã para facilitar a digitação com os dedos grandes

O sistema vai assegurar a compatibilidade das aplicações Windows já existentes, mas aquelas desenvolvidas especialmente para o Windows 8 vão usar linguagem HTML5, utilizando os recursos nativos de JavaScript e HTML.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado