A instituição bancária já começou a notificar os clientes afectados pelo incidente de roubo de dados.
O roubo e venda de dados de clientes do Bank of America (BoA)vai custar à instituição pelo menos 10 milhões de dólares, mais de sete milhões de euros, em perdas. O banco começou a notificar os clientes sobre o incidente mas, por agora, não deu muitos detalhes sobre o caso actualmente sob investigação.
A entidade envolvida no roubo de dados é “um ex-funcionário que forneceu informações dos clientes a pessoas estranhas ao banco, as quais utilizaram os dados para cometer fraudes” contra esses clientes do banco, segundo Colleen Haggerty, porta-voz do Bank of America.
Cerca de 95 membros do grupo autor da fraude, incluindo o funcionário do banco, foram encontrados pela polícia este ano, de acordo com informações fornecidas por Haggerty. No entanto, os dados dos acusados não foram divulgados. As informações serão mantidas em segredo até a investigação estar concluída.
Segundo informações do BoA publicadas pelo Los Angeles Times (LAT), o criminoso roubou “nomes, endereços, números de segurança social, números de telefone, números de contas bancárias, números de cartas de condução, datas de nascimento, endereços de e-mail, senhas e saldos bancários”.
Parece que essa informação foi usada para cometer crimes de roubo de identidade. Uma das vítimas disse ao LAT que os criminosos pediram para o banco enviar documentos bancários para um ponto de recolha UPS. Além disso, a instituição foi contactada por telefone, para retirar dinheiro da conta da referida vítima, transferindo-o para outra conta controlada por eles. Globalmente, a esta vítima conseguiram roubar 20 mil dólares, um pouco mais de 14 mil euros
Mas ainda não é claro o número de clientes afectados. Contudo, de acordo com o LAT, Haggerty estima que serão perto de 300, todos residentes no oeste dos Estados Unidos.