Inesc-ID dirige investigação em cloud computing

O Cloud TM é um projecto de investigação financiado pela Comissão Europeia e envolve um investimento de 1,7 milhões de euros.

O INESC-ID vai liderar um projecto de investigação financiado pela Comissão Europeia cujo objectivo é desenvolver modelos e ferramentas capazes de simplificar a programação e a implantação de aplicações para cloud computing. O Cloud TM integrado no programa FP7, engloba um investimento de 1,7 milhões de euros, segundo comunicado do laboratório de investigação associado do Instituto Superior Técnico.

Um dos objectivos mais importantes do Cloud TM é resolver problemas de gestão de acessos concorrentes a objectos partilhados, em ambiente de cloud computing. Em resumo o Projecto Cloud TM visa resolver os seguintes desafios:

– oferecer um modelo de programação simples e intuitivo para a implementação de serviços em ambientes de cloud computing;

– minimizar os custos de monitorização e administração automatizando a alocação de recursos de cloud computing, baseando-se em critérios de qualidade de serviços/custos de operação especificados pelo utilizador;

– maximizar a capacidade de escala e eficiência, dos serviços do utilizador.

O consórcio do Cloud TM é composto pelo INESC-ID que lidera o projecto e conta com a colaboração de investigadores do grupo de Sistemas Distribuídos e do Grupo de Engenharia de Software, coordenado pelo Dr. Paolo Romano. Ao consórcio pertence ainda uma equipa de investigadores da Universidade de Roma La Sapienza, a Red Hat,  a Algorithmica, empresa de software italiana que vai demonstrar as capacidades da plataforma Cloud TM, através do desenvolvimento de aplicações, como por exemplo um jogo online multi-jogador de larga escala e uma rede social baseada na localização, para ambientes móveis, de acordo com um comunicado.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado