Gartner distingue ferramenta da FeedZai

No segmento de Analytics e de BI com maior potencial, a consultora assinalou a FeedZai e a sua ferramenta Pulse. Nesta elogia a facilidade de desenvolvimento e capacidade de expansão, mas também aponta os principais desafios do fabricante português.

A Gartner colocou a FeedZai entre os fabricantes de ferramentas de Analytics e BI mais interessantes e com maior potencial, embora ressalve não se tratar de uma lista exaustiva. O relatório procura salientar novas organizações, produtos ou serviços inovadores.

A  FeedZai foi escolhida sobretudo pelo seu produto Pulse: uma ferramenta de BI em “tempo real” capaz de reduzir a necessidade de implantar aplicações de monitorização da actividade das empresas (Business Activity Monitoring – BAM), e de alertas de negócio. Ao utilizar um motor de processamento de eventos complexos (Complex-Event Processing CEP) a Pulse consegue fazer análise de dados “em movimento”, sem ser necessário estabilizá-las em bases de dados. A ferramenta faz isto aplicando técnicas normalmente usadas para analisar factos de negócio assim que chegam aos sistemas de informação, acelerando assim os processos de análise.

A Gartner destaca em particular a facilidade de desenvolvimento e capacidade de expansão da Pulse. Diz que a ferramenta estabelece facilmente referências de base de monitorização de indicadores de negócio, ao analisar o histórico de dados antigos.

Mas mais importante do que isso será a forma como dá visibilidade à informação, através quadros capazes de mostrar a evolução dos indicadores face a objectivos e aos valores normais. A Pulse facilita a associação deste tipo de apresentação num contexto de CEP, de acordo com a Gartner, e dá possibilidade de obter informações comparativas de situações pontuais ou frequentes.

O facto de a ferramenta ter uma biblioteca Javascript de componentes prontos a serem utilizados para processamento OLAP, baseado na Internet também agradou à consultora. Segundo a mesma, essa tecnologia permitirá aprofundar análises ao longo de hierarquias de dados e vistas alternativas, de forma dinâmica.

Desafios que a empresa enfrenta

Para a Gartner, a FeedZai enfrenta o desafio inerente ao facto de ser uma empresa nova e com menos de 20 empregados. Outro aspecto menos positivo apontado pela consultora é a dimensão reduzida da base de clientes instalada da Pulse – lançada no segundo trimestre –, embora esteja em crescimento.
Especificamente sobre a ferramenta, a consultora diz que alguns dos elementos capazes de a tornar um produto “refinado”, ainda estão em desenvolvimento. Para já, os clientes continuam a precisar de saber como integrar informação e análise operacional, nos seus processos de negócio e programas de BI.
A Pulse é recomendada, pela Gartner, especialmente para o marketing, gestão de níveis de serviço, detecção de fraudes,  conformidade com quadros de regulação. Além da FeedZai, a consultora refere no mesmo relatório a Revolution Analytics, a Mellmo/Roambi, a KXEN, e a PivotLink.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado