35% dos smartphones vendidos no primeiro trimestre são Android

A Nokia continua a liderar um mercado cujo crescimento anual foi de 83%, segundo a Canalisys.

A Canalys revelou que nos primeiros três meses do ano foram fornecidos perto de 101 milhões de smartphones em todo o mundo, dos quais 35,7 milhões são Android. No entanto, a Nokia continua a a liderar o mercado de smartphones, seguido pela Apple, RIM, Samsung e HTC. Segundo a consultora as vendas de smartphones cresceram 83 % e os Android representaram perto de 35% do mercado.

O relatório da consultora chama a atenção para o mercado da região da Ásia Pacífico cujas vendas ultrapassaram as da EMEA, pela primeira vez, com crescimento anual de 98% e 37,3 milhões de dispositivos fornecidos. Na EMEA foram disponibilizados 32,6 milhões de smartphones, mais 67% do que no ano passado.

Embora a sua quota de mercado tivesse caído de 39 para 24% num ano, a Nokia ainda lidera o mercado de smartphones, com 24,2 milhões de unidades vendidas, um aumento de 13%, e tudo isto apesar do actual realinhamento da sua estratégia de plataforma. Ásia-Pacífico tem sido o principal mercado da Nokia, superando a Apple, com 53%das vendas, enquanto na região EMEA bate a RIM.

“A Nokia está sob uma considerável pressão no mercado de smartphones à medida que  a sua estratégia de plataformas e organização evoluem “, disse Pete Cunningham, analista da Canalys. “No entanto, o seu alcance no mundo inteiro não pode ser subestimado. Nesse sentido, os dados da Canalys mostra que a Nokia ainda é a número um em 28 países, incluindo China, onde cresceu 79% para 8,9 milhões de unidades “.

A Apple, entretanto, continuou a aumentar a sua quota de mercado e detém 19%, enquanto a participação da RIM tem diminuído. O facto de o seu portifólio de produtos  estar prestes a ter uma actualização, e o fabricante estar focado no lançamento do tablet PlayBook.

O sistema operativo Android mantém o seu domínio impulsionado por bons resultados de vendas de fabricantes como a HTC, a Samsung, a LG, a Motorola e a Sony Ericsson. Durante o trimestre, cada um vendeu mais de três milhões de dispositivos. “A Samsung vendeu cerca de 3,5 milhões de smartphones baseados no sistema operativo Bada, superando o total de vendas de aparelhos de telefonia do Windows em mais de um milhão de unidades”, disse Cunningham.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado