Problema na cloud da Amazon desactiva sites Web populares

A interrupção no acesso aos servidores afectou duramente sites como o Reddit, Quora ou Foursquare e gerou comentários sobre a fiabilidade da cloud.

Sites conhecidos da Web, incluindo o Quora e o HootSuite, têm hoje tido dificuldades ou estão totalmente desactivados por causa de problemas nos servidores dos centros de dados da Amazon.com que gerem os serviços de hospedagem Web da empresa.
A Amazon começou a reportar problemas no seu Service Health Dashboard durante a madrugada nos EUA, incluindo problemas de conectividade que estavam a afectar o seu Relational Database Service, que é usado para gerir bases de dados relacionais na nuvem, em várias zonas do leste dos EUA.
A Amazon também relatou problemas com o seu EC2, ou Elastic Compute Cloud, serviço que oferece capacidade de computação “pay-as-you-go” na nuvem. A empresa revelou ainda problemas com a EBS, ou Elastic Block Store, de armazenamento relativo ao serviço EC2.
“Um evento de networking esta manhã provocou uma grande quantidade de re-espelhamento [“re-mirroring”] de volumes da EBS”, disse a Amazon hoje. “Este re-espelhamento criou uma escassez de capacidade” e teve impactos na “criação de novos volumes EBS, bem como no ritmo ao qual poderíamos re-espelhar novamente e recuperar os volumes EBS afectados”.
A empresa também disse que um dos seus planos de controlo interno para o EBS ficou sobrecarregado e, por isso, é difícil criar novos volumes EBS e instâncias EBS de apoio.
“Estamos a trabalhar o mais rápido possível para aumentar a capacidade para acelerar o re-espelhamento, e a trabalhar para restaurar a questão do plano de controlo”, acrescentou a empresa. “Estamos a começar a ver progressos em todos estes esforços”, que ainda não estão finalizados, e “continuaremos a fornecer actualizações quando as tivermos”.
O problema teve alguns efeitos generalizados, especialmente nalguns sites populares da Web 2.0 como o Quora, HootSuite, Foursquare ou Reddit.
Alguns utilizadores estão a revelar no Twitter as suas frustrações com a Amazon e com a fiabilidade dos serviços na cloud.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado