Seagate compra unidade de disco rígidos da Samsung

O negócio envolve 1,3 mil milhões de dólares, cerca de 960 milhões de euros, e consolida o mercado de discos rígidos em torno de três fabricantes: Seagate, Western Digital e Toshiba.

A Samsung Electronics vai vender as suas operações de discos rígidos para a Seagate Technology, por 1,375 mil milhões de dólares, cerca de 960 milhões de euros, metade em dinheiro e a outra metade em acções da última empresa. O negócio deverá criar fortes laços entre as duas empresas.

A transacção vai colocar a Seagate como o segundo maior fabricante mundial de discos rígidos e surge um mês depois da líder de mercado, Western Digital, anunciar a compra da Hitachi GST. Se as duas aquisições forem aprovadas, o mercado de discos rígidos terá apenas três fabricantes, contando também com a Toshiba.

As empresas esperam concluir o negócio até final de 2011, e a Samsung passará a deter cerca de 9,6% da Seagate. Nesse contexto, o fabricante sul-coreano vai poder nomear um membro para o conselho de administração da Seagate.

Além da transacção do negócio de discos rígidos, as duas empresas vão aprofundar uma parceria de licenciamento cruzado de patentes e vão colaborar no desenvolvimento de sistemas de armazenamento empresarial. A Samsung deverá fornecer chips de memória Flash para as drives de estado sólido (solid-state drives – SSD) da Seagate, e esta disponibiliza unidades de disco para os PC da Samsung, portáteis e produtos de eletrónica de consumo.

Com o negócio, a Seagate espera obter acesso facilitado a potenciais clientes no mercado da  China e do Sudeste Asiático, além de um fornecimento estável de chips de memória Flash para a sua crescente oferta de SSD. Proporcionará também ciclos de desenvolvimento mais rápidos para ambas as empresas, de acordo com este fabricante.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado