IEEE procura interoperacionalidade no cloud computing

A organização espera desenvolver dois projectos de normas para minimizar a fragmentação entre ambientes diversos de cloud computing.

A organização gestora de normas tecnológicas Institute of Electrical and Electronics Engineers  (IEEE) decidiu envolver-se no modelo de cloud computing, iniciando dois projectos de desenvolvimento de normas relacionados com interoperacionalidade entre diferentes plataformas.

O estado actual do cloud computing é comparável à emergência da Internet, segundo o IEEE: está preparado para um crescimento explosivo, mas “sem uma estrutura flexível, comum para a interoperacionalidade, a inovação pode ser sufocada, produzindo um ecossistema estruturado em silos”, adverte a organização em comunicado.
Como parte do seu projecto, o IEEE constituiu dois grupos de trabalho, P2301 e P2302, que vão olhar para uma ampla variedade de áreas. O P2301 Grupo de Trabalho vai trabalhar na normalização das plataformas de cloud computing e de gestão, utilizando uma série de formatos de ficheiros e interfaces.

Enquanto o P2302 Grupo de Trabalho vai dedicar-se à interoperacionalidade entre plataformas e a questões de federação. Deverá, por exemplo, trabalhar na normalização de gateways capazes de lidar com a troca de dados entre as as plataformas de cloud computing.

Em geral, a normalização na área de cloud computing será extremamente positiva por permitir às empresas a utilização de cloud computing de forma mais eficaz e com maior confiança, considera David Bradshaw, gestor de  pesquisa em SaaS e serviços em cloud computing, da IDC.

No entanto, dado que o cloud computing ainda está na sua infância, há também o risco de que a definição de como deve funcionar em detalhe poder ter um efeito oposto e sufocar a inovação, segundo Bradshaw.  Uma série de organizações está a trabalhar para normalizar o cloud computing e até a Comissão Europeia se envolveu.

Bradshaw espera que todas tenham o bom senso de desenvolver o trabalho em conjunto e evitar diferentes ilhas de normas. A necessidade de normalização é mais urgente na área da Platform as a Service (PaaS). Aí ela permitirá às empresas para mover volumes de trabalho de um prestador ser serviços de cloud computing de uma plataforma para outra, explica.

O IEEE Cloud Computing Initiative é presidido por Steve Diamond da EMC e os grupos de trabalho são presididos por David Bernstein, director-gerente da empresa de consultoria Cloud Strategy Partners.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado