O mercado de serviços de TI está a recuperar muito mais lentamente do que outros segmentos, como o dos dispositivos móveis de acordo com a IDC.
Após uma queda de 5% em 2009 o mercado espanhol de serviços voltou a fechar o ano com crescimento negativo, desta vez de 4,4% em 2010, de acordo com a IDC. Segundo a IDC, além de alguns segmentos não estarem a recuperar, o sector está a passar por uma transformação como resultado da redefinição da oferta e da procura.
O estudo da consultora mostra que durante o último semestre as vendas de serviços relacionados com a eficiência dos processos e operações aumentaram, assim como os serviços baseados em cloud computing. Foram afectadas sobretudo pelo ajustamento dos preços, mas também pela redução no volume de projectos que reflectem a evolução da situação económica pouco favorável.
Rompendo com a tendência dos últimos anos, mas de forma mais branda, o mercado de outsourcing registou um decréscimo de 0,8% no segundo semestre do ano, face ao período homólogo do ano anterior. A área de gestão de aplicação é a que mais cresce, com 4,1% face a 2009. Os projectos de consultoria registaram uma queda de 9,1% em relação ao mesmo período do mesmo ano, mas a IDC espera que melhore ao longo dos próximos anos.
Finalmente, o mercado dos serviços de suporte é aquele que continua a ter os piores resultados levando ao contínuo declínio nos últimos anos (5% em 2010). Segundo a IDC, os cortes na manutenção, optimização, redução de preços e os avanços para outsourcing continuam a ser os principais factores negativos para este mercado desde o início da crise.
Entre as empresas que se destacam pelo seu desempenho positivo durante o último semestre de 2010 estão a Altran, a BT, a CSC, a Capgemini, a Everis, a Fujitsu, a IECISA, a Indra, a Microsoft, a Sadiel, a Siemens, a Telefônica e a Sopra.