Lojas facturam mais quando assinalam transacções falhadas

O comércio electrónico pode facturar mais se avisar aos compradores, em até 72 horas, sobre compras não finalizadas. Só um terço parece fazer isso.

Cerca de 70% das vendas perdidas por lojas online vêm de transacções abandonadas ou não completadas. De acordo com Forrester Research, dois terços dos consumidores alegaram que preferem pesquisar noutros portais antes de fechar o negócio. Por isso, não concretizam a aquisição.
Entretanto, a consultora de marketing Epsilon acredita que o número de etapas para completar a transacção e o custo do envio, por vezes alto, também contribuem decisivamente. A hipótese é confirmada pela análise do e-Consultancy, o qual descobriu que 77% dos adultos têm dificuldades para comprar na web.
“Embora o alto número de cliques possa ser um bom sinal, quando se olha para as transacções concluídas, a história é outra. Os comerciantes simplesmente não estão a conseguir converter o potencial de clientes, em clientes de facto. Grande parte do dinheiro que eles não ganham vem desse problema”, afirmou Jon Maddison, da Epsilon.
A consultora também afirma que apesar do potencial volume de negócios a facturar o pelos sites, se avisassem os clientes sobre as transacções abandonadas, apenas 31% deles fazem isso. Ainda assim, dos que contactam os clientes, apenas um terço envia a notificação no prazo de 72 horas.
“Os comerciantes têm grandes oportunidades de convencer os clientes que ainda pesquisam a completar a transacção nas suas lojas. Porém, precisam de agir prontamente para terem sucesso”, salienta Maddison. “Os índices de conversão daqueles que alertam rapidamente o utilizador são altos. Mesmo porque, eles já sabem o que o consumidor está à procura. Se deixarem para depois, no entanto, podem ser preteridos por outro estabelecimento”.




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