HTML5 estará pronto em 2014

Em Maio, W3C fará “last call” para críticas à norma, seguindo-se os testes.

O World Wide Web Consortium (W3C), órgão responsável pelo desenvolvimento de normas para a Web, anunciou na semana passada que planeia finalizar as especificações da HTML5 em 2014.
Em comunicado, o W3C afirmou que fará em Maio de 2011 a última chamada (“last call”) para a HTML5, convidando as comunidades envolvidas no seu desenvolvimento para que confirmem a adequação técnica das especificações desta linguagem.
Após essa fase, a entidade comunicou que se vai concentrar nos testes de implementação. Ao mesmo tempo, porém, terá de analisar os comentários que forem enviados até Maio. A previsão é que a fase de recomendação – quando a norma será finalmente lançada para uso – ocorra em 2014.
A HTML5 é a próxima versão da HyperText Markup Language, plataforma normalizada para a exibição e a interpretação de páginas Web. Dúvidas quanto à data de finalização da norma levaram várias empresas, como a Apple, Google e Microsoft, a anteciparem-se e utilizarem a norma, mesmo incompleta, como base para aplicações Web.
Há dentro do W3C um grupo de trabalho encarregado exclusivamente da HTML5. Este grupo – que é composto por cerca de 400 pessoas, que representam mais de 50 organizações – está a desenvolver uma suíte de testes para que seja alcançada a interoperabilidade prometida para 2014.
(IDG Now!, com IDGNS)




Deixe um comentário

O seu email não será publicado