Portugal lidera sofisticação e disponibilidade de serviços públicos online

Mérito é dos funcionários públicos, diz Primeiro-Ministro.

Portugal lidera o ranking europeu na disponibilização e sofisticação dos serviços públicos online, segundo o 9th e-Government Benchmark Report, hoje divulgado pela Comissão Europeia e destacado pelo Portal do Governo.
Agora, Portugal atinge “o score máximo (100%) nos níveis de disponibilidade e sofisticação dos seus serviços públicos online dirigidos a cidadãos e empresas, com valores acima da média da UE27 que se apresentam em 82% e 90%, respectivamente”.
Em Outubro de 2004, lembra este site, “Portugal apresentava-se na 16ª posição em matéria de disponibilidade e na 14ª no nível de sofisticação”.
O país “posicionou-se ainda em todos os outros indicadores acima da média Europeia, nomeadamente experiência do utilizador (User experience), compras electrónicas (eProcurement), soluções que facilitam o fornecimento dos serviços online como é o caso da identificação electrónica, por exemplo (Horizontal Enablers) e eventos de vida ‘perder e encontrar emprego’ e ‘criação de empresa'”.
No âmbito das boas práticas, o estudo salienta o Cartão do Cidadão, a Empresa Online, o serviço de Declarações Electrónicas de Impostos e a Segurança Social Online.
Num outro comunicado no Portal do Governo, o Ministro da Presidência considera que estes resultados são “para muitos uma verdade inconveniente”, enquanto José Sócrates os atribui aos funcionários públicos.




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