Tecnologia pode ser lançada “muito brevemente” no mercado português, assegura fabricante.
A Alcatel-Lucent anunciou no final da semana passada ter sido a parceira tecnológica escolhida pela Telefônica para o seu serviço comercial de femtocélulas em Espanha.
Esta tecnologia permite ampliar a cobertura 3G em locais fechados ou áreas públicas com grande tráfego, e será disponibilizada a clientes residenciais e empresariais da operadora. A Alcatel-Lucent vai assim permitir aos seus clientes “conceber novas redes e modelos de negócio”, refere Federico Guillén, responsável da divisão ibérica da empresa.
Em Portugal, esta fabricante está “em conversações com os três operadores” para oferecer uma solução semelhante. A Optimus já tem, desde Dezembro de 2009, um serviço comercial para empresas usando femtocélulas da Huawey.
“Os testes estão terminados” e “muito brevemente” podem haver ofertas comerciais pelos operadores, refere José Camões Vieira, director de Comunicação e Relações Institucionais da Alcatel-Lucent, salientando que são esses operadores que decidem quando vão divulgar os serviços.
Em áreas que a cobertura é ineficiente de que modo a femtocélulas poderá ser útil?
Pode encontrar a resposta a essa questão em:
http://www.anacom.pt/streaming/PedroVieira_CongressoURSI2012.pdf?contentId=1147260&field=ATTACHED_FILE
e mais em
http://www.computerworld.com.pt/2011/01/18/femtocelulas-podem-aumentar-mais-do-que-apenas-a-cobertura-movel/