Nokia adopta Windows Phone 7 para smartphones (com vídeo)

O fabricante continuará a usar a plataforma Symbian e lançará um novo produto semelhante ao MeeGo em segmentos de mercado específicos.

A Nokia vai tomar várias medidas para proteger a sua liderança no mercado dos telemóveis, incluindo uma reorganização da direcção, além da adopção da plataforma Windows Phone 7 para o segmento dos smartphones. Mesmo assim as acções da empresa caíram 8% na bolsa de Helsínquia (Finlândia).
As mudanças na equipa de direcção tem por objectivo permitir a rápida tomada de decisões e englobam a renovação de toda a estrutura da empresa através da criação de duas unidades: uma centrada nos dispositivos inteligentes e telemóveis no mercado de smartphones de alta gama; e outra para o mercado de volume de telemóveis, onde a Symbian continua líder.

“A Nokia está num momento crítico, onde são necessárias mudanças significativas e inevitáveis”, disse Stephen Elop, CEO da empresa. Para o responsável, a organização tinha de decidir se “construía, desenvolvia ou aderia a um ecossistema”.
A parceria estratégica com a Microsoft tem o objectivo de construir um ecossistema global móvel baseado em activos “altamente complementares”, segundo a Nokia. A meta desse projecto entre a Microsoft e a Nokia é oferecer produtos diferenciados e inovadores e ganhar escala, ter maior variedade de produtos, maior alcance geográfico e identidade da marca. Com o Windows Phone como sua principal plataforma de smartphone a Nokia espera liderar o futuro da plataforma, aproveitando a sua experiência em optimização de hardware, personalização de software, suporte a vários idiomas e ganhos de escala.

No campo da inovação, o Nokia Maps, por exemplo, estará no centro dos activos essenciais como o Microsoft Bing e AdCenter. Aplicações da Nokia serão integradas no Microsoft Marketplace. E caberá à Microsoft dar provimento a ferramentas para programadores, tornando mais fácil o desenvolvimento de aplicações para impulsionar a venda de smartphones da Nokia.

Com o Windows Phone, o Symbian tem de se manter forte até o Windows Phone 7 ser plenamente adoptada, para impulsionar investimentos anteriores, principalmente no mercado da baixa gama. A estratégia reconhece a possibilidade de oferecer uma transição para a base instalada de 200 milhões de utilizadores de Symbian. A Nokia espera vender cerca de 150 milhões de dispositivos Symbian nos próximos anos.

Sob a nova estratégia, o MeeGo torna-se um código-fonte aberto, um projecto de sistema operativo móvel. Vai centrar-se mais na exploração do mercado de longo prazo: ligado à próxima geração de dispositivos, plataformas e experiências, em especial aqueles com processador Atom, da Intel. Isso inclui os tablets. A Nokia planeia lançar um produto com MeeGo até o fim deste ano.

Nova estrutura da empresa

A partir de 1 de Abril, a Nokia terá uma nova estrutura da empresa, com duas unidades de negócio distintas: Dispositivos Inteligentes e Telemóveis. Serão geridas como unidades independentes.

A unidades de Dispositivos Inteligentes será responsável pelo desenvolvimento da liderança da Nokia em smartphones e será conduzida por Jo Harlow. Será composta pelas seguintes sub-unidades: Smartphones Symbian, computadores MeeGo, e Operações Estratégicas de Negócios. Para apoiar a nova parceria com a Microsoft, a unidade de Dispositivos Inteligentes será responsável também pela criação de um portefólio de produtos Windows Phone.

A unidade Mobile Phones será liderada por Mary McDowell e terá a missão fornecer capacidade de comunicação móvel aos próximos mil milhões de potenciais utilizadores, tornando acessível o acesso à Internet e ao mundo de aplicações móveis.



  1. Boa Tarde!
    Será numa boa estratégia a fusão da Nokia com a Microsoft, pois ultimamente a marca tem vindo a ficar esquecida e regatiada como tendo prestado mau serviços pela garantia. Contudo os verdadeiros fãs da Nokia têm sabido entender que os equipamentos também podem ter avarias, e na boca do mundo a Nokia tem vindo a descer drásticamente a sua Postura e Desempenho. Nokia Care pode e manda!!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado