PT com data center na Covilhã

Criação de 500 postos de trabalho para um dos maiores centro de dados da Europa, segundo a operadora, que o pretende dinamizar para investigação em TI e como pólo de exportação, associado a uma aposta em energias renováveis.

A Portugal Telecom vai instalar o seu novo data center na Covilhã, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2012.
Trata-se, segundo comunicado da empresa, “um dos maiores centros de processamento de dados (ou Data Center) da Europa, que deverá criar 500 postos de trabalho, directos e indirectos, qualificados e especializados, e será uma referência a nível internacional em termos tecnológicos”.
O centro será “suportado por uma rede de comunicações de fibra óptica de alto débito que o ligará às principais redes mundiais de comunicações”. Com “cerca de 45.000 m2, permitirá a instalação de mais de 50 mil servidores com capacidade de 20 Petabytes, o que duplicará a capacidade de Data Centers em Portugal”. Em termos de eficiência energética, terá “poupança de 93 mil toneladas de CO2, 40% de redução de consumo energético (com utilização de sistemas de refrigeração ambientalmente responsáveis de free cooling) e criação de um parque eólico com 28 torres, sendo um dos poucos data centers a nível mundial que tem associado de raiz um projecto de produção de energia renovável”.
Será ainda “criado um Centro de Inovação em Tecnologias de Informação que permitirá atrair para a região núcleos empresariais nacionais e internacionais, os quais irão contribuir para o desenvolvimento económico da região e potenciar a articulação com o meio académico e de investigação através da Universidade da Beira Interior”.
O objectivo é também colocar a empresa como fornecedora de serviços externos, “como principal pólo de exportação de capacidade de armazenamento de dados de empresas europeias e de serviços de cloud computing”, à semelhança do que fará em Portugal a grandes empresas e PMEs.
A escolha do local, ainda segundo a PT, teve em conta vários parâmetros como os “níveis elevados de segurança sísmica, impacto socioeconómico e ambiental, acessibilidades e, naturalmente, as normas e práticas definidas pelo Code of Conduct on Data Centers da Comissão Europeia e pelo Uptime Institute”.



  1. Boa tarde!!
    Gostaria de retirar uma dúvida, onde poderão ser feitas as inscrições para o data center na Covilhã.

    Obrigado
    Cumprimentos Vanessa

  2. Terá de contactar o departamento de recursos humanos da PT.

Deixe um comentário

O seu email não será publicado