Oracle limita o futuro da Java no meio empresarial

O fabricante estará a procurar restringir a utilização do Java ao middleware, de acordo com a Forrester.

A Oracle está a restringir o desenvolvimento do Java com o intuito de centrar a futura implementação da linguagem apenas em soluções de middleware. “A Sun tinha objectivos muito abrangentes para o Java. Incluía o middleware mas estendia-se aos ambientes dos computadores pessoais e até aos dispositivos móveis e sistemas embebidos. O foco da Oracle é o middleware, por ser essa área a mais lucrativa”, diz o trabalho dos analistas da Forrester, Jeffrey Hammond e John Rymer.

Os mesmos alertam para o risco da linguagem de programação poder perder importância na comunidade mundial de programadores, à medida que seja considerada uma linguagem especializada para servidores Oracle e IBM.

Outro argumento para as afirmações dos analistas é a Oracle não estar a tentar resolver uma das mais importantes debilidades do Java: a complexidade. Esta poderá levar os programadores a considerarem outras alternativas para utilização interna ou em modelos de cloud computing como a plataforma .NET da Microsoft, ou o Ruby on Rails.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado