Segurança e resiliência para as clouds governamentais

ENISA lança relatório com recomendações para a cloud computing nos governos e administrações públicas.

A agência de cibersegurança europeia ENISA disponibilizou o novo relatórioSecurity & Resilience in Governmental Clouds” para abordar a segurança e estratégias para as redes em cloud dos governos.
O documento, destinado a executivos de topo dos serviços públicos e governamentais, pretende ajudá-los a decidir se devem ou não avançar para as soluções em cloud. As informações relacionam-se com a segurança dos dados, a resiliência do serviço e obrigações legais (“compliance”) tanto em redes comunitárias como públicas ou privadas.
“O novo relatório apresenta um modelo de tomada de decisão para a gestão de topo determinar a melhor solução de cloud de um ponto de vista de segurança e resiliência”, refere o autor do relatório, Daniele Catteddu.
O documento “detalha e explica os diferentes passos no modelo de tomada de decisão e aplica esse modelo a quatro serviços”, nomeadamente na saúde electrónica, procedimentos administrativos electrónicos, correio electrónico e aplicações de recursos humanos.
O relatório aponta ainda que as clouds comunitárias e privadas parecem ser as melhores soluções para as administrações públicas, mas dentro de determinados parâmetros, e pronuncia várias recomendações aos governos e administrações públicas.


Tags


Deixe um comentário

O seu email não será publicado