8 de Junho é dia de testes para o IPv6

Google, Yahoo, Facebook e Akamai juntam esforços para testar o funcionamento do protocolo.

Apesar de toda a promoção em torno da implantação do protocolo IPv6 pelas organizações, o grau de eficiência das estratégias de adopção do mesmo é pouco claro. Apesar disso um grupo de empresas, incluindo a Google, a Facebook, a Yahoo e a Akamai, vai juntar-se para testar como o protocolo vai funcionar na prática, no dia 8 de Junho – que será então o Dia Mundial do IPv6.

De acordo com um blog de um engenheiro de redes da Google,  Lorenzo Colitti, quase nenhum utilizador de Internet deverá passar por problemas relacionados com o protocolo. “Em casos raros, haverá problemas de conectividade, frequentemente devido a dispositivos domésticos mal configurados e com mau funcionamento. Ao longo dos próximos anos vamos trabalhar com programadores de aplicações, fabricantes de sistemas operativos e de dispositivos de rede para minimizar o impacto da adopção e fornecer ferramentas de teste e aconselhamento aos utilizadores”.

O problema começa a ganhar especial urgência dado que o fornecimento de endereços IPv4 deverá esgotar-se durante o próximo Verão, embora não haja uma data específica para o último bloco de endereços a ser disponibilizado.

A Google espera que mais empresas se juntem à iniciativa. A cooperação entre vários sites deverá ajudar a experimentar as ligações de IPv6, com cargas mais fortes.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado