Brandão Faria nomeado “fellow” do IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers premiou o professor pelos seus contributos na “modelização electromagnética de componentes de sistemas de energia eléctrica”.

Depois da distinção feita a Isabel Trancoso, o Institute of Electrical and Electronics Engineers reconheceu o valor de mais um docente e investigador do Instituto Superior Técnico: José Brandão Faria, professor catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores. O professor, agora nomeado “fellow” pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), é coordenador da área científica de energia, e investigador do Cie3 do Instituto Superior Técnico (IST).
Segundo a instituição internacional IEEE, José Brandão Faria é reconhecido actualmente como uma das mais importantes figuras na sua área devido aos “contributos significativos para a modelização electromagnética de componentes de sistemas de energia eléctrica”.
A nomeação de Fellow do IEEE é atribuída anualmente a apenas 0,1% dos seus membros e destina-se a distinguir cientistas com currículo extraordinário, reconhecidos pelos seus pares, pelo contributo prestado a nível internacional.

Para José Brandão Faria, a atribuição desta distinção traduz, em primeiro lugar, a importância internacional do trabalho de investigação científica que tem vindo a realizar há mais de duas décadas (sobretudo na área temática das linhas aéreas de alta tensão). Depois, premeia também o IST, como instituição universitária, que lhe proporcionou a formação científica e as competências necessárias para tal efeito, acrescenta.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado