Águeda adopta rede WiMAX

Após três anos de testes está a funcionar uma rede de telecomunicações sem fios baseada em tecnologia WiMAX, implantada pela Wavecom.

A Câmara Municipal de Águeda implantou no município uma rede, num projecto que durou três anos, incluindo período de testes. De acordo com um comunicado da Wavecom, empresa que implantou a rede, esta “permite velocidade de transmissão de voz e de dados três vezes superior à das redes de terceira geração móvel com custos de infra-estrutura de banda larga mais baixos”.

De acordo com o mesmo documento, o projecto surge, para a Câmara de Águeda, como resposta às dificuldades sentidas pelo município no acesso à Internet e que levaram ao boicote das últimas eleições presidenciais por parte de uma freguesia, como forma de reivindicação. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, “as características morfológicas e orográficas do concelho, associadas à densidade populacional, impedem que as operadoras se fixem numa parte significativa do território, correspondente à zona serrana, e fizeram com que tivéssemos de encontrar alternativas”.

Para o edil aguedense, este projecto de criação de uma rede WiMAX para benefício de munícipes e visitantes pretende, não só combater a infoexclusão e aproximar os cidadãos dos serviços online desenvolvidos pela Câmara Municipal, mas também ser um instrumento de dinamização dos espaços públicos que estão a ser pensados no âmbito do projecto de Regeneração Urbana da Cidade.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado