Cloud Computing Forum: HP aposta no potencial das PME

O consultor da HP, Rui Soares, explicou a estratégia do fabricante para abordar o mercado do cloud computing: aproveitar o potencial das PME e dar prioridade às clouds privadas.

Procurando aproveitar o potencial de negócio no mercado de cloud computing das PME, a HP aposta na preparação dos activos tecnológicos das empresas, para adoptarem o modelo de cloud computing. Assim, a HP apresentou no Cloud Computing Fórum 2010 uma oferta estratégia centrada na transformação e preparação da tecnologia legada dessas empresas. Contudo, o fabricante não esquece o mercado das empresas candidatas a serem fornecedoras de serviços de cloud computing, e tem para eles uma oferta específica. No caminho proposto para adoptar o modelo de cloud computing, a HP considera importante as empresas desenvolverem primeiro uma cloud privada.
A HP desenvolve a sua actividade de cloud computing em torno de quatros áreas: construção da infra-estrutura, segurança, transformação de activos e no
consumo-outsourcing. Para a transformação, a Rui Soares salientou vários serviços de levantamento e avaliação de activos de TIC. Incluem serviços de planeamento nos quais são identificados os passos e os investimentos a realizar, o desenho e a implantação Implementção. Na construção, a HP mostrou-se preparada para fornecer  cloud adoptadas para grandes operadores candidatos a fornecedores. Mas também apresenta tecnologia para suportar extensões de cloud privadas.
Para o consultor, o plano de implantação tem de partir de um levantamento dos activos de negócio e de TI no sentido de perceber quais os mais adaptáveis à cloud. Depois são definidas as tarefas de computação em ambiente interno e os serviços de cloud públicos. Mais tarde a cloud privada é integrada na infra-estrutura interna, sendo altura de transformar as aplicações para ambiente de cloud. São integradas também as soluções terceiras partes.
Para facilitar a descoberta dos serviços disponíveis, tanto em ambiente público como privado, o fabricante propõe a utilização de um corretor de serviços. A mesma plataforma servirá para analisar a capacidade dos activos internos das empresas.

Matrix nas fundações

O BladeSytem Matrix é a infra-estrutura de hardware que a HP propõe como base das clouds privadas. Associado a este sistema, a HP apresenta o sistema Cloud Maps, para auxiliar o desenvolvimento de um catálogo de serviços, baseado na plataforma Matrix. Inclui componentes de engenharia como modelos de configurações, ferramentas de planeamento de capacidade e desempenho, e de automatização da instalação.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado