INESC-ID integrado no projecto GALA

“Gaming and Learning Alliance” (GALA) é o novo projecto europeu sobre aprendizagem auxiliada por videojogos. Um consórcio de 13 países tem como principal objectivo constituir um centro de investigação sobre jogos sérios.

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), do Instituto Superior Técnico (IST), está a colaborar numa nova aliança europeia sobre aprendizagem auxiliada por videojogos. De acordo com um comunicado desta instituição, a rede envolve 31 universidades, centros de investigação e empresas líderes no sector da indústria.
O Projecto GALA está organizado em torno de um plano de trabalho que irá ser desenvolvido ao longo de quatro anos, durante o qual o principal objectivo será a constituição de um centro europeu de investigação virtual, como intuito de integrar e coordenar a investigação sobre jogos sérios a nível Europeu.
Para Ana Paiva, professora associada do IST e investigadora do INESC-ID, “nesta importante aliança europeia para o desenvolvimento dos jogos sérios, o INESC-ID, através do Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas (GAIPS), tem como principal tarefa a coordenação técnica do grupo de trabalho na área de inteligência artificial e personalização dos jogos”.
Em Outubro, decorreu a primeira reunião sobre o projecto, na Faculdade de Engenharia da Universidade de Génova (Itália), que contou com a participação de mais de 50 investigadores, que debateram o estado da arte no que concerne à investigação em jogos sérios, iniciando-se assim uma etapa de criação de projectos de cooperação em vários sectores específicos nesta área.



Deixe um comentário

O seu email não será publicado