Cloud Computing Forum: AMA poupou 1,2 milhões de euros em consultoria de TI

Gonçalo Caseiro revelou hoje no Cloud Computing Forum que a AMA poupou cerca de 1, 2 milhões de euros em consultoria de TI, durante o corrente ano. Uma despesa que cresceu 90% nos últimos anos.

Em 2008, a despesa da Agência para a Modernização Administrativa em consultoria de TI, ascendeu a 2,8 milhões de euros, essencialmente baseada em outsourcing, de acordo com Gonçalo Caseiro, responsável do organismo. No corrente ano, a despesa com os referidos serviços será reduzida 1,2 milhões de euros, perto de 42%. Na origem do corte estará um modelo menos assente em outsourcing, beneficiando de uma equipa de 10 profissionais qualificados. O exemplo serviu para Caseiro ilustrar um dos pilares de racionalização de recursos humanos e de TI  no Estado, para o qual defende a constituição de uma plataforma híbrida de cloud computing, capaz de vários modelos de serviço. Além do pilar da qualificação de recursos humanos, são essenciais para o responsável, a avaliação dos custos e benefícios dos investimentos em TI, e a colaboração e partilha. Neste aspecto, o responsável revelou que a utilização de uma solução de e-mail em cloud computing  para 2750 utilizadores da AMA, resultou em poupanças de 200 mil euros. Outro dos benefícios foi a melhoria de serviço, que disponibiliza agora caixas de 25Gb para cada utilizador.

Contudo, Gonçalo Caseiro alerta também para a necessidade de serem acauteladas questões como uma estratégia de cessação de contratos e serviço, evitando a dependência face aos fornecedores fornecedor. Além disso, salientou a necessidade de preservar a confidencialidade dos dados. Reconheceu também que nos desafios de colaboração e partilha torna-se difícil “tratar todos da mesma forma na administração pública”.  E defendeu uma avaliação sólida dos projectos de cloud computing na administração pública para não serem apenas uma moda inconsequente.




Deixe um comentário

O seu email não será publicado