UE vai lançar satélite para banda larga

O novo satélite Hylas irá proporcionar acesso a banda larga de alta qualidade em toda a Europa.

Há luz no fundo do túnel para os estimados 20 milhões de europeus que não conseguem ter acesso de banda larga de alta qualidade. Na sexta-feira, um novo satélite será lançado para fornecer acesso à Internet de banda larga para consumidores e empresas em toda a União Europeia.
O Hylas 1 é o primeiro satélite europeu dedicado à oferta de banda larga, bem como uma gama de serviços de telecomunicações convencionais. O Hylas, criado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Avanti, significa “Highly Adaptable Satellite” – ou “satélite altamente adaptável” – e a adaptabilidade é um dos seus pontos mais forte, de acordo com a ESA.
Embora a Internet de banda larga seja a principal aplicação, o sistema foi concebido para garantir a fácil inclusão de outros serviços de telecomunicações como a transmissão de TV de alta definição e serviços de distribuição de dados, numa data posterior. O Hylas também pode responder a um ambiente empresarial dinâmico e adaptar-se às mudanças nas exigências do mercado de banda larga e de serviços de radiodifusão por satélite, segundo a ESA.

O Hylas foi projectado para usar as transmissões avançadas nas frequências Ku e Ka. A Ka oferece cobertura de partes seleccionadas da Europa onde existem as maiores oportunidades comerciais para a prestação de serviços de banda larga via satélite, e também significa redução de custos para os utilizadores finais, pois permite a comunicação ponto-a-ponto eficiente, com equipamentos de baixo custo. Isso significa que o Hilas será capaz de oferecer serviços de banda larga de alta qualidade a um preço comparável ao dos serviços terrestres, segundo a Avanti.

O projeto Hylas iniciou-se em Dezembro de 2005 e, após o lançamento esta semana a partir de Kourou, na Guiana Francesa, haverá uma fase de demonstração com um ano de duração, durante o qual a flexibilidade das comunicações e uma série de aplicações avançadas de banda larga serão demonstradas.

Actualização, com vídeo do lançamento:




Deixe um comentário

O seu email não será publicado