Adene certifica software

A Agência para a Energia (ADENE) certificou uma aplicação desenvolvida pela TOP Informática para avaliar os gastos energéticos inerentes a cada edifício.

A Top Informática obteve a certificação da Agência para a Energia (ADENE) para o seu software Cypeterm, de acordo com a norma ISO/IEC 25051 e com os requisitos estabelecidos pela CERTIF – Associação para a Certificação. A ADENE é a entidade responsável pelo Sistema de Certificação Energética em Portugal.
O software de avaliação de desempenho energético é dirigido a projectistas (engenheiros ou arquitectos).Um comunicado da empresa refere que a tecnologia permite “a esses técnicos agilizarem o seu trabalho de estudo térmico das melhores soluções para a eficiência energéticas das habitações”.
O mesmo documento explica que as exigências requeridas para a obtenção da certificação em causa, passam pela necessidade do produto oferecer características de software disponível no mercado (COTS – Commercial Off The Shelf), de requisitos de qualidade como os de funcionalidade, fiabilidade, facilidade de utilização, eficiência, facilidade de manutenção, portabilidade e qualidade na utilização e da verificação das metodologias de cálculo definidas no Decreto-Lei 80/2006 (RCCTE) no que respeita ao desempenho energético dos edifícios. Nesse sentido, este produto, agora certificado, passará a ostentar um selo CERTIF/SCE, reconhecimento desta certificação.



  1. Por favor, não confundam a certificação de um software por uma norma ISO internacional, com a certificação fiscal.

    Jorge Rocha

Deixe um comentário

O seu email não será publicado